x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 9.744

MEI - Imposto de Renda Retido na Fonte

Glaucia Oliveira

Glaucia Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 08:17

Bom dia!

Tenho uma empresa inscrita no MEI fornecedor alimentícios - refeição , esta empresa recebeu uma NF de serviço com Imposto retido na Fonte, mesmo sendo MEI tenho que recolher o DARF? Em que situação pode haver a retenção na fonte?

Obrigada.

GREGORY BRUNNO

Gregory Brunno

Prata DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 08:34

Bom Dia.

Da uma olhada nesta instrução.

Instrução Normativa RFB nº 765, de 02 de agosto de 2007.

O IRRF (Imposto de Renda) não deve ser retido na fonte quando há prestação de serviços por parte de um Microempreendedor Individual (MEI) , conforme o Art. 1º da Instrução Normativa RFB Nº 765, de 02 de agosto de 2007, abaixo:

Art. 1º Fica dispensada a retenção do imposto de renda na fonte sobre as importâncias pagas ou creditadas a pessoa jurídica inscrita no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) .

Parágrafo único. A dispensa de retenção referida no caput não se aplica ao imposto de renda relativo aos rendimentos ou ganhos líquidos auferidos em aplicações de renda fixa ou variável de que trata o inciso V do § 1º do art. 13 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.
Eleanor Roosevelt
Glaucia Oliveira

Glaucia Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 09:04

No caso o Prestador de Serviço é Lucro Presumido (Ifood - prestador de serviço delivery) e o tomador é MEI restaurante, a Ifood emitiu uma NF Serviço com IR retido. è certo o MEI recolher este imposto?

Pelo o que entendi o Mei esta dispensado da retenção na prestação do serviço mas quando ele (Mei) é o tomador e recebeu a nota com o desconto do imposto deve recolher o darf IRRF.

estou certa??

Alguem poderia me ajudar??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.