x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 528

Exclusão do Simples Nacional

Thayná

Thayná

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 09:40

Bom dia!
Trabalho em uma empresa que está passando por grandes dificuldades financeiras e devido a isto ficamos com alguns débitos atrasados. No final do ano passado realizamos um parcelamento dos débitos do Simples referente a aquele ano, mas este ano a situação não melhorou e estamos recebendo mensalmente o termo de intimação com datas limites para pagamento. Hoje a situação da empresa é a seguinte, estamos com dois meses do parcelamento em atraso e pagando o Simples mensal antes da data do termo de intimação, mas dentro do mês limite. Sei que não podemos acumular três meses vencidos do parcelamento se não iremos perder e que se não pagarmos o Simples mensal dentro do prazo estabelicido seremos excluídos do Simples.
Então minha pergunta é a seguinte: Seguindo desta forma que estamos fazendo, mesmo assim corremos o risco de sermos excluídos? Pois o Contador da empresa informou que o termo de intimação não é válido se eles quiserem efetuar a exclusão.

Rodrigo Martins Moreira

Rodrigo Martins Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 12:23

Thayná,a Receita Federal da a opção de parcelamento dos débitos do Simples uma vez por ano.Como o último parcelamento foi feito no ano passado você pode rescindir o parcelamento atual e fazer um novo parcelamento indicando os débitos deste ano.Sugiro este procedimento no caso de a empresa retomar o pagamento regular do imposto.Caso ainda não haja folga financeira para tal e ainda que no mês de janeiro do ano que vem se efetive a exclusão do Simples,você ainda pode,até 31 de janeiro,efetuar este procedimento e fazer a opção pelo Simples novamente.Com este procedimento os débitos ficam com exigibilidade suspensa e você pode continuar no ano que com a opção pelo Simples.Ressalte-se que a exclusão por débitos só surte efeitos para o ano subsequente.

"Vez por outra, temos a necessidade de empurrar ladeira abaixo alguma vaquinha"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.