Alessandro Carlos Gonçalves Pedro
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Ola amigos.
Me ajudem a resolver uma discussão que levantamos aqui na empresa.
Somos uma empresa tributada pelo Lucro Real. Compramos Anilhas (ou Pesos) para Aparelhos de Ginástica Domésticos. Essas Anilhas adquirimos de empresas Optantes pelo Simples Nacional (que não transferem Crédito de IPI), segundo esses Fornecedores, as anilhas tem a seguinte Classificação Fiscal 95.06.91.00 - 20% de IPI.
A empresa onde trabalho, fabrica os Aparelhos de Ginástica, que também possuem a Classificação Fiscal 95.06.91.00 - 20% de IPI.
Na NOTA FISCAL de Venda, nós colocamos o Aparelho de Ginástica como Venda de Produtos de Fabricação Própria e as Anilhas sendo um outro produto como Revenda de Mercadoria Adquirida de Terceiros.
Aqui na empresa, a única coisa que fazemos com essas Anilhas é formar 2 kits de 18 e 30 kgs e esses kits são acondiconados em caixa para facilitar o transporte das mesmas.
A dúvida é a seguinte: Nosso aparelho de ginástica é tributado no IPI em 20% conforme a TIPI, Nós devemos também tributar as anilhas?
Pelo Artigo 4º do RIPI acredito que só colocar essas anilhas na caixa não caracterizam que ela tenha IPI.
"Art. 4º Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo, tal como (Lei n.º 4.502, de 1964, art. 3º, parágrafo único, e Lei n.º 5.172, de 25 de outubro de 1966, art. 46, parágrafo único):
IV - a que importe em alterar a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria (acondicionamento ou reacondicionamento);"
Fiz uma consulta da IOB e a atendente me informou que como eu compro e revendo o produto separadamente do produto que eu fabrico, também não teria o IPI, mas ela me passou uns Artigos do RIPI que fui verificar e não tem nada haver com o assunto.
Por favor, se alguém souber me explicar ou me passar o Artigo do RIPI eu verifico a Legislação e agradeço desde já.