x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 301

[DÚVIDA] - Declaração de IR

Nine

Nine

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Sábado | 11 novembro 2017 | 13:14

Estou juntando dinheiro com meu namorado para dar a entrada do AP, mas ele não tem conta corrente e nem poupança (por motivos de: se ele tiver dinheiro na mão, ele gasta com comida) e está guardando dinheiro na minha conta. Contabilizamos tudo! Guardamos cada comprovante, inclusive, vou digitalizar. Entretanto, como fica na hora de declarar o IR? Nós nunca declaramos e vamos passar a fazer isso ano que vem... Tem problema se o dinheiro dele ficar na minha conta? Como declarar essa renda?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 11 novembro 2017 | 20:13

Prezada Colega Nine, Boa noite
Tem problema sim, e e grande, dependendo do montante, maior fica, se a conta fosse ao menos conjunta, facilitava um pouco. O detalhe e que ao fazer as declarações no próximo ano, referente a esse ano, as mesmas são cruzadas com as DIRFs das empresas, emfim tem vários tipos de cruzamentos ( não são poucos mesmos), que não seria o caso aqui citar agora. Para você entender, resumindo e o seguinte, toda alteração de patrimônio (aumento), tem que ter comprovação de origem, não se acha dinheiro, nem se ganha nos jogos ilegais todos os dias. No caso de vocês dois ainda felizmente tem solução, pega o que e dele e ele trata de abrir uma conta de poupança em nome dele, e você fica so com a sua. , com isso no final do ano estará tudo correto, os saldos bancários irão bater com vossas declarações. Se ele ( o guloso segundo você) não se garante de ter esse compromisso, agora como vai ser na época do comprometimento da compra do imóvel, pois a compra sera em condomínio , ou seja você e ele, e o imóvel fica hipotecado, garantindo o financiamento. Quero parabenizar os dois, pois estão com os pensamentos corretos, como eu fiz e minha esposa, acredita que pagava a prestação do terreno com o soldo de recruta do exercito, e não sobrava nadica, nem pra comprar um cachorro quente. Mas hoje apos 50 anos de casado, lembramos e rimos, dos sacrifícios que passamos. Mas conseguimos tudo que havíamos planejado, boa sorte aos dois tabem.
Sds. Ribeiro
Antes dos benefícios, ha de vir os sacrifícios.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.