x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.611

Dúvida de retificação do DAS

francisco de assis pedrosa ribeiro

Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 10:22

Bom dia

Estou fazendo umas retificações dos PA do simples nacional, ai haverá umas diferenças a pagar, porém as competências que estou retificando estão em parcelamento, não sai automaticamente a diferença a pagar, o que sai é o DAS completo. Minha dúvida é essa: Como vou proceder para pagar as diferenças nas apurações das retificações se as mesmas estão em parcelamento?


Agradeço a colaboração

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 11:20

Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro, bom dia.

O parcelamento do Simples Nacional é atualizado de maneira automática.

Quando você for imprimir a guia de pagamento da próxima parcela do parcelamento, ele vai avisa que houveram alterações nos valores apurados de algumas competências e dai você vai meio que formalizar o parcelamento novamente, só para ele recalcular o valor das parcelas e tal.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
francisco de assis pedrosa ribeiro

Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:27

Tudo bem Yuri Aquino, mas preciso retificar as inconsistências, apuro o PGDAS das competências novamente?

A Receita Federal me respodeu assim:


Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

Como já há parcelamento, suas retificadoras não serão carregadas. Será
necessário protocolizar processo administrativo solicitando o carregamento
manual das retificadoras.

O débito não será incluído nos parcelamentos. Você teria que cancelá-los
para incluir novos débitos. Mas atente-se para o limite de um pedido de
parcelamento por ano-calendário.

É possível, ainda, a geração de DAS avulso relativo à diferença retificada
e não parcelada.

To numa dúvida grande

Obrigado pela atenção

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:34

Olha Francisco, realmente, essa resposta que a RFB te deu contradiz o que eu disse.

Mas eu disse com base numa situação que passei e na oportunidade também mandei uma pergunta ao Fale Conosco e a resposta foi a seguinte:

Por limitações técnicas, o parcelamento do Simples Nacional não permite escolher o número de parcelas. No entanto, o parcelamento do Simples Nacional, diferentemente dos demais parcelamentos da RFB, é "dinâmico". Não há uma transferência dos débitos parcelados para um "processo", como nos outros tipos. Isso foi feito para que, como a apuração é online e pode ser retificada a qualquer tempo pelo contribuinte, tornar possível uma "reconsolidação" quase online quando o valor de um ou mais débitos parcelados mudar ou for pago "por fora" do parcelamento.

Sublinhei a parte que nos interessa.

Dai você vê que o atendente diz que mesmo que você apure diferenças, ou seja, mesmo que você retifique, pra mais ou pra menos, como o parcelamento é "dinâmico", como ele mesmo diz, vai haver uma "reconsolidação" do parcelamento.

Comigo foi assim que se deu. Acho que o atendente que te respondeu está por fora. rs

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
francisco de assis pedrosa ribeiro

Francisco de Assis Pedrosa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:53

Tranquilo Yuri, rs, mas de toda forma formulei outra perguntas a eles, só que dessa vez com a ressalva que você me disse. A Receita federal bloqueou a apuração do PGDAS de minha empresa, ai tem que retificar as inconsistências, só que os períodos a serem retificados estão em parcelamento, ai que ta o problema.

Obrigado pela atenção.

ALBERT MOTA GUALBERTO

Albert Mota Gualberto

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 09:14

Bom dia.

Prezado Francisco, você conseguiu realizar os procedimentos?

Estou com mesmo problema, e estou com receio de realizar as retificações antes de ter certeza de que conseguirei atualizar ao parcelamento, uma vez que já foram pagos 7 meses.

Att.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 17:11

Pessoal, boa tarde!

Encontrei esse tópico, pq estou passando por esse problema nesse momento.

Mas a minha diferença a recolher é bem pequena (R$ 24,20 = valor original), não haveria problema algum no cliente recolher.... Mas o meu receio é reapurar o período que preciso, com medo do que vai ocorrer com o Parcelamento.

Vi duas situações, uma onde o sistema reapura automaticamente o Parcelamento, e uma onde eu gero um DAS avulso (que foi o que eu imaginei que desse pra ser feito).

Mas como disse a vocês, minha duvida persiste no Parcelamento que vem sendo pago em dia.

Se alguem ja passou por isso recentemente e puder compartilhar, eu agradeço muito!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.