x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.439

Reparcelamento de IRPF

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 dezembro 2017 | 16:25

Boa tarde amigos,

Uma cliente me procurou pedindo que fosse feito um parcelamento referente alguns impostos que ficaram sem pagar de 4 anos anteriores, sendo o total sem juros e multa R$ 54.627,00, na conta corrente consultada no e-Cac, consta também débitos na procuradoria da fazenda nacional no valor total de R$ 43.846,00. O problema é que a mesma já havia feito o parcelamento anteriormente, porém não pagou! Ela se dirigiu a receita federal e foi informada que perdeu o direito ao desconto e que o contador precisaria fazer um novo parcelamento pela internet. Alguem poderia me orientar a fazer esse parcelamento? Nunca fiz antes e tenho receio de fazer erroneamente.

Desde já agradeço!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 09:14

Juliana Silva dos Santos
Bom dia!

Se os débitos puderem optar pela modalidade PERT, na consulta através do Portal E-Cac de débitos já inscritos em dívida ativa, voce é levada para a página da procuradoria geral da fazenda, e lá terá todas as informações com relação ao parcelamento, na PGFN, o sistema traz todas as informações de acordo com a modalidade escolhida, é bastante simples.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 09:45

Paulo R. Schafer

Consegui abrir a pagina da PGFN, mas me surgiu uma dúvida com relação as informações que eu consultei no e-cac, ao consultar situação fiscal aparece no item:

Débitos/ Pendências na Receita Federal
Conta Corrente
0211 -IRPF
EX
2016 Data de Vencimento Valor Original Saldo Devedor
xx/xx/xxxx xxxxx xxxxxxx
2904 - IRPF
2014 Data de Vencimento Valor Original Saldo Devedor
xx/xx/xxxx xxxxx xxxxxxx
2015 Data de Vencimento Valor Original Saldo Devedor
xx/xx/xxxx xxxxx xxxxxxx


etc,

Processos Fiscais
Processo Situação
xxxxxxxxxxxxxxxx DEVEDOR

LOGO EM BAIXO TEM O TÓPICO DE

Débitos/ Pendências na Procuradora da Fazenda Nacional
Inscrições

xxxxxxx ATIVA AJUIZADA
xxxxxxx ATIVA NÃO PRIORIZADA PARA AJUIZAMENTO
xxxxxxxATIVA NÃO PRIORIZADA PARA AJUIZAMENTO


Nesse caso, isso quer dizer que existem dois tipos de débitos, um na conta corrente e outro na dívida ativa da união, correto? O da Dívida ativa eu consigo parcelar pelo PGFN eCAC, e esse outro débito eu parcelo onde?

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 10:46

Juliana,
Os que tiverem na PGFN, verifica se o mesmo não foi enviado para protesto, caso nao só entrar no sispar e parcelar.
Os da RFB mesma coisa, entra em parcelamento não previdenciário e o sistema mostrara os débitos passiveis.

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 11:16

Ao clicar em parcelamentos não previdenciários só aparece as 3 inscrições que estão na dívida ativa. Como consultar se a dívida foi pra protesto?


Se eles estão em DA, vc terá de parcelar na PGFN, ao clicar no numero da divida ao final da pagina onde demostra os débitos, vai ter as datas e menções, por exemplo:

01/02/2017 - ajuizada
01/07/2017 - anexada co responsavel
01/12/2017 - enviada para protesto
Caso seja enviada ao cartório, vc terá de esperar o cartório protestar e ai o sistema estará liberado para vc parcelar.

Caso nao tenha isso, no canto superior na pagina da pgfn tem, adesão ao parcelamento, vc entrara no sispar, ai escolhe a modalidade e vai dando prosseguir, ate finalizar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.