x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 544

Simples Nacional 2018

Rafael Dalla Rosa

Rafael Dalla Rosa

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2017 | 01:03

Olá pessoal,

Venho aqui solicitar o auxílio de vocês diante das mudanças do Simples Nacional para 2018. Exponho o caso abaixo:

Trabalho numa microempresa, que atualmente é optante pelo Simples, cuja atividade (desenvolvimento de software) está enquadrada no anexo V. O faturamento no ano de 2017 foi de aproximadamente 250mil e o custo com folha foi de 12mil. Por decisão dos sócios, essa empresa será encerrada e já estamos em processo de constituição de uma nova (porém mantendo a mesma atividade e o mesmo enquadramento como microempresa), a qual acredito que deve estar oficialmente aberta em janeiro/18.

A princípio iremos ser novamente optantes pelo Simples, porém com as mudanças previstas, gostaria de ter certeza que, será mais vantagem ser optante pelo Simples e o que, de fato, teremos de imposto.

Minhas dúvidas:

-A atividade atualmente pertence ao anexo V, porém, em 2018, se tivermos um custo com folha de pelo menos, 28% do faturamento, seremos tributados pelo anexo III (alíquotas menores), pelo que estive verificando. Como a empresa é nova, qual o cálculo que devo fazer para prever o imposto a ser pago?
-Como já existiu uma empresa com a mesma atividade no ano anterior, vale considerar o valor médio mensal faturado em 2017 e sobre isso, deduzir os 28% referente ao custo da folha?
-No caso de considerar o valor médio mensal, se este vier a exceder a média, em um respectivo mês, o custo minimo de 28% da folha terá como base de cálculo, o valor efetivamente faturado no mês?
-Se os sócios almejam faturar na casa de 1 milhão, por exemplo, é vantagem ser optante pelo Simples? Continuaremos enquadrados como ME?
-Caso não seja vantagem ser optante pelo Simples no exemplo acima, seria pelo Lucro Presumido? Quais alíquotas deveria considerar nesse regime de tributação?
-Sobre o custo com folha, sendo pró-labore, será o valor pago + INSS 11%. E se for um celetista, quais os custos a considerar nesse cálculo?

Agradeço o apoio desde já e fico no aguardo.

Abraço,
Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.