x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 381

Parcelamento SIMPLES

Luciane Lima

Luciane Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 10:20

Olá, bom dia!!!

Tenho a seguinte situação: Um cliente me procurou pra passar pro meu escritório. Só que ele tinha uma dúvida... Tinha um boleto de parcelamento do SIMPLES NACIONAL vencido em 27/12/2017. O seu contador ligou pra ele informando que teria que pagar pra ele um valor, que ele tinha que fazer um procedimento para ele não ser desenquadrado do simples, e tal...

Resumindo, o "cliente" quer saber se é verdade que precisa pagar este valor para o contador, me falou reclamando que paga muitos "extras", que não está satisfeito... Sei que poderia criar um novo código de acesso do simples, mas não queria fazer isso, já que, além do contador ser um colega, ele também é um conhecido muito prestativo para comigo... ele tem mais experiência e sempre que pode, me ajuda bastante também, pois pergunto muitas coisas pra ele.

O cliente tem o certificado digital, mas está vencido. .. Não sei como anda a situação da empresa, se foram feitos mais parcelamentos, enfim.... zero informação. Nunca fiz parcelamentos do SIMPLES, pesquisei e vi que não pode parcelar mais que duas vezes no ano...
No DAS tem assim:
N DO PARCELAMENTO: 1
NUMERO DA PARCELA: 1/31
Só queria saber se há perigo de desenquadramento, só pra tranquilizar o cliente.

Aguardo,

Obrigada, amigos.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 14:31

Luciane Maria
Boa tarde!

Resta saber neste caso se o parcelamento foi de fato consolidado, que ocorre com o pagamento tempestivo da 1ª parcela, e logicamente as demais.

Todavia suponho que a este caso, o contribuinte tenha novos débitos que não foram objetos do primeiro parcelamento, e isso poderá levará a perder a condição de Simples Nacional. Assim o contador poderá solicitar a desistência do primeiro parcelamento, e em seguida solicitar um novo para então incluir novos débitos garantindo a permanência no regime do Simples.

Mas veja bem que é uma suposição de minha parte com base na sua narrativa, todavia é prudente conversar com seu cliente ou até mesmo com o atual contador.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.