x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.188

Ganho de Capital

RUI

Rui

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 10:59

Olá Colegas,

Necessito da ajuda de vocês. Tenho um cliente que é de nacionalidade portuguesa e vive no Brasil há muitos anos. Ele vendeu um imóvel em Portugal no ano de 2017 e agora necessita urgente transferir esse dinheiro da venda para o Brasil. Entretanto o Banco não aceita a transferência, diz que para isso ele tem que apresentar o IRPF de 2018 constando a venda do imóvel. Como ainda não iniciou a transmissão do IRPF de 2018, ele não tem como entregar ao Banco. Compareci na Receita Federal e me foi informando que eu posso entregar ao banco o IRPF de 2017, mas que devo entregar junto o demonstrativo de ganhos de capital. Fiz o download do programa GCAP mas quando vou cadastrar os dados do imóvel não aparece a opção país, apenas estados do Brasil. Minha dúvida é devo fazer no programa GCAP ou no GCME? como devo elaborar esse demonstrativo de ganhos de capital ? Desde já agradeço a ajuda e compreensão de todos.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 28 janeiro 2018 | 21:06

Prezado Rui, você tem que usar e o GCME, pois o ganho e de uma moeda externa, e la você coloca o pais, verificar a declaração com o valor que estava o imóvel, de uma lida, no manual do GCME, pois usei poucas vezes e pode ter sofrido alguma alteração, mas certamente e nele que você fara.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 15:10

Olá Rui, quando você mencionou "Compareci na Receita Federal e me foi informao que eu posso entregar ao banco o IRPF de 2017" seria em um determinado banco (caixa ou banco do brasil) ou pode ser em qualquer banco?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.