x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 952

Simples 2018 para clinicas recém abertas

Uilians Mendes Dutra Moreira

Uilians Mendes Dutra Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 21:57

Boa noite pessoal!

Para as clinicas de fisioterapia optantes pelo Simples Nacional em 2018 temos a tributação nos anexos III e V, no anexo III dependendo do fator "r" correspondendo a 28% ou mais do faturamento dos últimos doze meses. minha pergunta é : se tenho uma empresa que iniciará atividades em 2018, o faturamento dos 12 meses anteriores não existe, então este será "projetado" com base no primeiro faturamento declarado, o mesmo vale para a folha de pagamentos na determinação do fator "r"?

Um exemplo: para uma clínica que terá como 1º faturamento o valor de R$ 5.500,00 ( e esta é a média esperada para o inicio das atividades) o faturamento projetado para determinar a alíquota será de R$ 66.000,00 se a folha de pagamentos tiver o valor de 2 mínimos R$ 1.908,00 (pro labore) projetando para 12 totalizariam R$ 22.896,00 o que corresponde a 34,69%, mais do que suficiente para permanecer no anexo III e não tributar no anexo V que é bem salgado.

Estou certo?

Diêgo Martins de Sousa

Diêgo Martins de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 22:47

Boa noite, entendo que para empresas em inicio de atividade não existe "projeção de faturamento" para efeito do calculo do simples, o que irá acontecer é o sistema irá considerar os últimos 12 meses, não havendo faturamento anterior ele não ira inventar nenhum faturamento, o mesmo ira acontecer com a folha de pagamento, exemplo empresa que abriu em janeiro

apuração
janeiro/2018 > o sistema vai considerar faturamento e folha do mes
fevereiro/018 o sistema vai considerar a soma do faturamento de janeiro e fevereiro para o calculo, o mesmo sera feito com a folha
......
assim suscetivamente, até acumular 12 meses.

esse é meu entendimento,

EMPREENDEDOR CONTÁBIL
Consultoria para Escritórios Contábeis
mettavirtual.com.br
[email protected]
Whatsapp 33 98825-1022
Uilians Mendes Dutra Moreira

Uilians Mendes Dutra Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 12:09

Obrigado Diêgo Martins de Sousa!

Mas o que mencionei sobre projetar o faturamento ocorreu com uma empresa minha há uns 3 anos, esperava iniciar no simples pagamento na 1ª faixa (6%), mas na primeira emissão de nota fiscal já paguei na 2ª faixa, só pude imaginar que houve uma projeção de faturamento para determinar a alíquota do simples, mas tudo bem, caso não exista essa projeção, poderei incluir a clínica no anexo III eu entendo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.