x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 379

Complemento de ICMS

VINICIUS SENTIN

Vinicius Sentin

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 14:55

Boa tarde, estou com um problema EM 2017 minha empresa era enquadrada pelo simples nacional, porem em dezembro a mesma virou lucro presumido e eu ja havia faturado 14 notas como simples, ou seja, em janeiro tive de fazer as notas complementares referente aos impostos a serem destacados "complemento de icms" porem minha contabilidade diz que eu fiz as notas certas, porem alguns clientes reclamaram que esta errada, pois eu fiz a nota parecida com a nota de venda, com valor cheio, porem informando que a natureza da operação era "complemento de icms" essas notas nao geraram nenhuma cobrança aos clientes, porem alguns clientes alegam que a NF teria de sair zerada no valor dos itens, porem como eu poderia fazer isso e ainda assim destacar ICMS, uma vez que o ICMS é somado a partir do valor de cada item ? estou muito confuso, meu contador é inexperiente por nao saber me ensinar isso ?

Júlio César Monteiro

Júlio César Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 17:22

Boa tarde amigo!

Apenas informar os campos a serem complementados.

Se você preencher o campo valor total, dar-se a entender que esta complementando também o valor dos itens.

No seu caso, deve destacar apenas a Base do ICMS e Valor do ICMS.

Lança 1 item com a descrição "Nota Fiscal complementar" com seu respectivo valor do ICMS.


- porem informando que a natureza da operação era "complemento de icms" essas notas nao geraram nenhuma cobrança aos clientes, porem alguns clientes alegam que a NF teria de sair zerada no valor dos itens, porem como eu poderia fazer isso e ainda assim destacar ICMS, uma vez que o ICMS é somado a partir do valor de cada item ?

RESP.: A natureza de operação esta correta. O item não deve ter valor, apenas ICMS.


Júlio César da Silva Monteiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.