x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.196

Declaração IRPF 2018

JOSEKELLY ROMEIRO

Josekelly Romeiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 08:51

Olá....

No ano de 2017, adquiri um imóvel através do financiamento Minha Casa Minha Vida, pelo Banco Caixa, o financiamento foi de R$ 103.000,00...
Minha dúvida, é se devo fazer a declaração IRPF por conta desse financiamento, pois, nos anos anteriores não foi preciso eu fazer, seria a minha primeira declaração.


Carlos Alberto de Paiva Antonio

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 13:19

Josekelly Romeiro,

Considerando a instrução de 2017, esta dispensada;

Bens e direitos

- teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2016, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

Instrução Normativa RFB nº 1.690, de 20 de fevereiro de 2017


Teremos que aguardar apenas a instrução deste ano.

MARIA GOMES DOS SANTOS

Maria Gomes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 6 anos Segunda-Feira | 2 abril 2018 | 11:06

Bom dia,

preciso da ajuda dos colegas.
Estou para preencher uma declaração, cujo declarante é sócio de uma empresa e me apresentou um informe de rendimento da EASYNVEST e tenho as seguintes dúvidas, por não encontrar o local claro de onde fazer o preenchimento:

1 - A participação na sociedade da empresa em que ele faz parte, não identifiquei onde informar... e
2 - Os valores constantes do informe de rendimento da EASYNVEST, que são: Clubes e fundos (rendimentos isentos e não tributáveis) - consta apenas o saldo em 31/12/17.
3- Aplicação em renda fixa, tesouro direto e clubes e fundos no item "rendimentos sujeitos a tributação exclusiva, constando também apenas o saldo em 31/12/17.

Existe outras informações como : Informações complementares, tesouro direto (LFT/NTNB-Princ), posição em fundos e clubes de investimentos.

Como consigo fazer a leitura ideal para esse extrato? alguém pode me ajudar?

Obrigada.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 2 abril 2018 | 13:15

Boa tarde, Josekelly.

Voce não precisa apresentar a declaração, mas, EU FARIA.

Mesmo sem estar obrigado, o contribuinte PODE apresentar a declaração.

PORQUE FARIA: Incluindo o bem em meu patrimônio, vou pagando prestações e ele vai crescendo a cada exercício.
Tenho as informações de maneira coerente e não preciso ter a preocupação de no final do pagamento, ou se for vender, ou se tiver uma valorização forte (ex: melhorias no local) correr atrás para identificar quanto paguei ano a ano, etc...

Hoje bancos e outras entidades pedem cópia do IRPF. ..
Eu já teria a minha pronta e coerente.

sds
José Bezerra





ADRIANA FAVARATO

Adriana Favarato

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 2 abril 2018 | 13:17

boa tarde preciso de uma ajuda, estou com uma declaraÇÃo de imposto renda que me trouxeram copia do ano passado onde a esposa do referido esta declarada como dependente dele mas ela tem uma mei aberta de cabeleireira, ele coloca ela como dependente mas nao coloca valor pra ela desta mei, e pediu pra eu fazer igual, pode isso? ela ter mei e nao declarar valor?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 11:09

Bom dia.

Quem esta fazendo a declaração é seu cliente, e não voce. Sua participação é esclarecer o que esta certo e o que esta errado. Se der certo, ele nunca vai dizer que voce é ótima. Se der errado, VOCE não tem competência.

Explique a seu cliente. Veja abaixo o credito ao Rodrigo, usuário deste fórum:


Rodrigo Melero

A condição de empresário, seja em que modalidade for, não exclui a relação de dependência para fins de Declaração do Imposto de Renda.

Contudo, no caso específico do MEI, o lucro auferido é isento até 32% do faturamento, portanto esta parcela pode ser declarada como RENDIMENTO ISENTO , o restante do lucro deve ser declarado como renda tributável na declaração.


Sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.