x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 481

INSS em atraso (Autônomo)

Robb Mendes

Robb Mendes

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 3 fevereiro 2018 | 18:20

Boa tarde pessoal,

Sou autônomo (Prestador de Serviço) e trabalhava em empresa. Trabalhei registrado com CLT de 2015 até outubro/2016, neste caso a empresa recolhia o INSS normalmente e eu continuava prestando meus serviços via carnê-leão, pagando meus devidos impostos quando ultrapassava a margem de isenção.

Em novembro/2016 eu continuei trabalhando como autônomo onde estou até o presente momento. Quando surgiu a notícia da operação autônomos eu fiquei em choque, porque realmente eu acabei esquecendo de escolher o INSS de NOV/2016 a DEZ/2017, foi uma falha minha, mas como passei alguns contratempos de saúde durante esse tempo, eu simplesmente nem lembrei que era obrigado a contribuir.

Tenho algumas dúvidas:

1) Eu posso simplesmente pagar esse valor entrando no site da previdência e calcular o atraso? (Lembrando que meu primeiro pagamento como individual será este mês referente a JAN/2018, ou seja, nunca contribui como individual apenas registrado com carteira CLT.)

2) Sou obrigado a pagar somente nos meses que recebi os rendimentos? (Dezembro/2016 e alguns meses de 2017 não prestei serviço.)

3) Posso recolher 20% do salário mínimo ou terei que pagar 20% em cima do meu rendimento mensal?

É isso, desde já agradeço atenção e disponibilidade de todos.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.