x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 448

MEI - limite estourado ou não?

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 10:46

Bom dia caros amigos(as)

Eu não sou contador, mas como abri um MEI em Março/2016, corri atrás pra tentar entender como as coisas funcionavam. E queria iniciar parabenizando todos vocês, pq ser contador no Brasil em meio a tantas leis e burocracias é realmente um desafio!

Bom, tento sempre ficar dentro da lei, e estou com uma duvida que me tira o sono.
Trabalho com manutenção de computadores e redes.
Em Dezembro/2017 o meu faturamento anual de 2017 fechou em 75.043,00. Ultima NFS emitida foi dia 07/12/2017. Como tenho o controle de entrada e saída, fiz os cálculos e percebi que havia passado de 72.000. Fui verificar a Lei e li que houve a mudança para 81.000 de limite anual. Mas não sabia se já estava valendo ou não. Entrei em contato com um amigo contador (mas que não atende MEI) e ele me disse que eu estava dentro do limite, visto que foi aumentado.

Fiquei tranquilo. Mas esses dias navegando pelos sites li uma notícia de que eu estaria errado, teria que ter pago uma multa de 6% sobre o valor total de faturamento e deveria ter me desenquadrado do MEI, ou seja, praticamente teria que fechar minha empresa pois não vou conseguir pagar a multa.
Entrei em contato com outro contator que confirmou isso.
E então agora fiquei na dúvida e resolvi estudar melhor, e encontrei esse fórum que notei ser muito ativo.

Por favor, alguem poderia me esclarecer sobre isso e quem sabe ajudar outras pessoas que estiverem passando pelo mesmo problema?
As dúvidas
- Estourei o limite?
- Se sim, o que fazer agora?
- Se tiver que pagar a multa, tem alguma maneira de recorrer ou parcelar em milhares de vezes?
- Posso emitir NFS esse mês?

Desculpe o post longo.

Obrigado!
Daniel
Goiânia/GO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.