x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 831

Transferência de Lucros PJ para PF

Eguemiel

Eguemiel

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Programador
há 6 anos Quinta-Feira | 22 fevereiro 2018 | 09:49

Olá, bom dia.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o seguinte exemplo:

Tenho uma empresa, no qual sou o único sócio e não tenho funcionários, que tem um faturamento de R$ 10000,00 / mês.
Após pagar todos os impostos e despesas, o valor que sobra (Lucro) é de aproximadamente R$ 7000,00.
Esse valor, ao transferir da minha conta PJ para pessoa física, deve ser pago o IR sobre ele?
Sei que o IR para a empresa já é embutido, no caso do Simples Nacional, no percentual de impostos que é cobrado.
A minha dúvida é quando eu declarar o meu IRPF eu posso declarar esse valor como já descontado o imposto, ou tenho que declarar ele novamente e pagar o IR por ele?

Obrigado.


Alguém poderia me ajudar nesse tópico?

THIAGO R J DA SILVA

Thiago R J da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 10:33

Bom dia,
A distribuição de lucros é isenta de IR, no caso de empresa do simples nacional que apure em sua contabilidade poderá distribuir lucros com o apurado na contabilidade, caso a empresa simples nacional não se disponha de contabilidade e mensurar esse lucro deve se fazer uma presunção de acordo com a legislação, não mencionei a legislação, qualquer duvida sugiro entrar em contato com seu contador, ele esclarecera suas duvidas.

At,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.