x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 463

Tabela irrf 2017 cadastrada errada

HELLEN LUEMY

Hellen Luemy

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 fevereiro 2018 | 16:05

Boa tarde,

Assumi a contabilidade a pouco tempo na empresa, e estou fazendo a DIRF e identifiquei que a tabela de irrf 2017 foi cadastrada errada com um valor de 5% maior.
Alguem sabe me dizer se tenho que retificar tudo do ano passado para depois entregar a DIRF, ou posso entregar sem retificar. lembrando que os funcionários pagaram a menos o ir.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 25 fevereiro 2018 | 18:19

Eu fiquei na duvida, voce diz 5% a maior, e os funcionários que pagaram pagaram a menor, suponho que voce quiz dizer as faixas salariais ou as do IRRF. Se voce retificar dependendo do tamanho da folha de retenções, vai causar um reboliço danado, imagine todos retificando declarações por causa de erro da contabilidade e pior ter que pagar mais imposto e multa. Somente voce e capaz de avaliar os contratempos, mas como nao foi culpa sua, leve o problema a seus superiores, por escrito e-mail, para que caso resolvam deixar como estar para ver como fica, voce fique isenta de uma futura penalidade a empresa, mas no meu entender eu nao faria nada, mexer na casa de marimbondos nao e aconselhável, mas depende do tamanho da casa ( do seu problema). Boa sorte, e nao se esqueça comunique por escrito e guarde copia por 5 anos, livre sua cara pois depois se der Zebra voce esta fora.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
HELLEN LUEMY

Hellen Luemy

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 11:06

Bom dia Sr. Manoel,

A tabela de IRRF foi cadastrada em 2017 com um aumento de 5% a mais na tabela correta, sendo assim a dedução do imposto ficou maior de 863 para 912, se a dedução foi maior, então foi deduzido no irrf do funcionario um valor maior que o correto da tabela de 2017.
Pelo que vi aqui todos os funcionários pagaram a menor o IRRF, se eu retificar, vou ter que voltar o sistema em 2017 cadastrar novamente a tabela, e ir fazendo um por um e mês a mês, também vou ter que retificar as sefip e a dctf que ja foi retificada uma vez.
Eu não queria ter que retificar, para não alertar a receita, mais tenho medo de não retificar e todos os funcionários cairem na malha na hora de entregarem a declaração de IR agora em Março.

O que o Senhor me sugere, estou com muito medo de retificar e também de não retificar e dar problema.

Aguardo,
Hellen

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 16:00

Realmente um drama para voce, mas se nao cairam na malha, e o periodo de analise ja passou, e provavel que nao tenha problema algum visto que , os informes de rendimentos e a DIRF estao fechando, e os valores devem ser diminutos, porem so voce pode avaliar e seus superiores, veja a orientaçao a respeito que lhe passei. E concordo com voce muitas retificaçoes podem levantar o coelho. Fique ligada nessas coisas, para nao sobrar para voce. Boa sorte.
Sds. Ribeiro








Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.