x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.673

ME inativa e excluída do Simples Nacional - Obrigações

Marcio Almeida

Marcio Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 09:18


Bom dia pessoal!


Sou um contador iniciante, ainda não tenho experiência na área, mas estou começado a trabalhar e estou com uma dúvida, se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Tenho um cliente que está com sua ME inativa desde 2015 e foi excluído do Simples Nacional por não pagamento de tributos em dezembro de 2014. Sendo assim já foram realizados os parcelamentos da sua dívida ativa e também foi feita a DSPJ Inativa do ano calendário 2015 e DCTF Inativa 2016 e 2017. No entanto tenho dúvida quanto as obrigações acessórias que ele deve cumprir, pois li no portal do Simples Nacional que a ME tem que fazer a DEFIS e também gerar os PGDAS zerados, isso procede?

Se houver a necessidade de gerar os DAS atrasados, incide multa? como devo proceder?


Desde já agradeço!


Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 10:51

Marcio Almeida

tenho dúvida quanto as obrigações acessórias que ele deve cumprir


Não ficou bem claro se atualmente a empresa está no Simples Nacional ou em outro regime.
Pelo que entendi ela esteve de 2015 a 2017 no Lucro Presumido. Já em 2018, como a sua dúvida está relacionada ao PGDAS, creio que ela tenha voltado para o Simples. É isso mesmo?

a ME tem que fazer a DEFIS e também gerar os PGDAS zerados, isso procede?


Procede. Mesmo se a empresa estiver sem movimento deve entregar a DEFIS e o PGDAS-D quando for optante pelo Simples.

Se houver a necessidade de gerar os DAS atrasados, incide multa? como devo proceder?


No recolhimento em atraso incide multa e juros, calculados sobre o valor do DAS a recolher.