x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 967

Dúvida de declaração de bens - IRPF 2018

Thais Bonizzi

Thais Bonizzi

Iniciante DIVISÃO 3, Publicitário(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 13:33

Olá, como vai?
Preciso de uma ajuda para declarar o imposto de renda da minha mãe este ano:

Minha mãe era casada em regime universal de bens e o meu pai sempre a declarou como dependente no IRPF pois ela não tinha rendimentos. Isso foi até 2008/2009. Eles possuiam (e ainda possuem) uma casa com valor maior a 300 mil.

Meus pais se separaram em 2009 e desde então minha mãe nunca mais declarou imposto de renda pois nunca atingiu o piso.

Este ano ela atingiu o piso e portanto precisará declarar o imposto de renda. A minha dúvida é em relação a se ela precisa declarar a casa pois, a casa nunca esteve na declaração dela.

Sei que desde 2009 meu pai também não declara mais imposto pois ele não tem mais rendimentos. Acontece que a casa ainda existe e é dos dois (está em processo de leilão judicial).

Como devo declarar o imposto dela? Se eu declarar a posse da casa, a receita irá querer cobrar algo? Declaro como 50% do valor da posse, pois os outros 50% pertencem a meu pai?

Enfim, isso tudo é muito confuso e agradeceria se alguém pudesse me orientar. Muito obrigada.

Thais Bonizzi

Thais Bonizzi

Iniciante DIVISÃO 3, Publicitário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2018 | 19:03

Obrigada Marlus. Minha mãe foi até a receita para pedir a declaração dela de 2008 e 2009 que foram as últimas. Nelas consta algo relacionado aos bens da declaração do meu pai, mas tem o valor total apenas e não o nome do bem com os valores discriminados. Sendo assim eu não consigo identificar a casa.

A única maneira de conseguir o imposto do meu pai é ele indo até a receita federal também e isso é bem difícil de acontecer porque ele infelizmente ele se encontra com um problema mental e já não "vive nesse mundo". Realmente estou em uma situação complicada para conseguir declarar esse imposto...

Mas obrigada pela ajuda.

Daiana

Daiana

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 18:20

como devo declarar a seguinte situação: eu comprei um carro que já estava quitado, o banco depositou o valor do veículo(valor que o vendedor pediu a vista) na minha conta (20 mil reais) e passei a dever o banco, que foi parcelado em 48x820,38

Na ficha bens eu declaro que comprei o carro a vista pelos 20mil? ou ja informo que foi financiado pelo banco em 48x?
e na ficha dívidas eu também preciso declarar essa dívida?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.