x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.169

Cezar henrique shimizu brisighello

Cezar Henrique Shimizu Brisighello

Iniciante DIVISÃO 3, Fotógrafo(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 11:28

Bom dia, gostaria de saber onde devo declara doação de bens no irpf 2018, no caso uma transferência de veículo.
Observei que no item do ficheiro ref. a doações efetuadas posso inserir o código 81, porém não pede descrição do bem, apenas o valor. É isso mesmo?
Obrigado.

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 13:51

Boa tarde,

Considerando que o veiculo já esteja em nome de seu filho e o tramite de doação esteja encerrado, vc fará:

A pessoa física que deu o bem ou direito em doação deverá baixar da ficha Bens e Direitos, conforme o código correspondente.

No campo Discriminação será informado, o nome e o número de inscrição no CPF de quem recebeu a doação.

Deverá ainda informar na ficha Doações Efetuadas no código 81 - Doações em bens e direitos.

Cabe destacar que a ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e a ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva são visualizadas em duas abas “Rendimentos” e “Totais”.

a) na aba Rendimentos somente estarão disponíveis para visualização os valores dos rendimentos preenchidos pelo contribuinte.

b) na aba Totais estarão disponíveis para visualização tanto os rendimentos preenchidos pelo contribuinte como os importados de outras fichas ou Demonstrativos.

Já se seu filho for obrigado a declara o IR, deve fazer o seguinte registro:

A pessoa física que recebeu a doação deverá informar os bens ou direitos na ficha Bens e Direitos, conforme o código correspondente.

No campo Discriminação, relacione as doações recebidas, com indicação da espécie e o nome e o número de inscrição no CPF do doador.

O valor do bem ou direito recebido em doação será informado na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis no item 14 - Transferências Patrimoniais - Doações e Heranças.

Após clicar em NOVO e selecionar o tipo de rendimento, preencha os seguintes campos:

- Selecione o tipo do beneficiário (titular ou dependente) e, se o tipo de beneficiário for dependente, o seu número de inscrição no CPF e o respectivo nome;

- Informe o número de inscrição no CPF/CNPJ e o nome do Doador/Espólio e, no campo “Valor”, os rendimentos expressos em reais;

- Clique no botão Ok, para confirmar o preenchimento das informações, ou em Cancelar, para desistir do preenchimento das informações.

Ariane Vasconcelos

Ariane Vasconcelos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 15:38

Por favor, agora com o esocial, como calculo as contribuições previdenciarias para empregada domestica para dedução no IR? O empregador quer deduzir esse gasto com previdencia social que pagou à empregada. É só calculat totod os boletos que pagou com o esocial? Fiquei em dúvida pois o boleto não só tem previdencia. Tem os codigos 1082, 1138, 1646, 1251 e 1718. Agradeço bastante

Cezar henrique shimizu brisighello

Cezar Henrique Shimizu Brisighello

Iniciante DIVISÃO 3, Fotógrafo(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 17:12

Obrigado pela resposta, mas ainda tenho uma dúvida:
Além de inserir as informações nas fichas de Bens e direitos e de Rendimentos isentos e não tributáveis, conforme vc explicou, devo também inserir na ficha de "Doações Efetuadas" como código 81?
E no caso de doações em moeda (transferências ou depósitos bancários). O procedimento é o mesmo?

SERGIO PASSOS

Sergio Passos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 20:34

Boa noite, pessoal.

Me surgiu uma dúvida e gostaria de compartilhar com todos para buscar uma solução definitiva para o caso de um cliente meu.

Seguinte, foi informada uma dedução indevida e consequentemente o meu cliente caiu na malha, porém, essa declaração foi enviada na forma Completa que tinha o valor de restituição maior. No entanto, ao retirar essa dedução ficou melhor optar pela declaração simplificada, mas o programa não permitiu mudar a forma de completa para simplificada. Então, retransmite na forma completa e deu a pagar, mas na simplificada tinha um valor a restituir.

Minha dúvida, esse valor a restituir tem como nós irmos buscá-lo, através de uma perdcomp? Sim, como procedo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.