x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 913

IRPF 2018 com aposentadoria

Danielle de Azevedo Cunha

Danielle de Azevedo Cunha

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 11:43

Bom dia colegas, estou fazendo uma declaração de IRPF de um aposentado que teve rendimentos de PJ e do INSS e tem idade inferior a 65 anos. Nos anos anteriores esse cliente sempre recebeu restituição e 2017 é o primeiro ano com o recebimento da aposentadoria e esta dando imposto a pagar, estou com receio de ter feito algum lançamento errado.

Empresa:
RT: R$ 85.516,67
INSS: R$ 7.338,84
IRRF: R$ 11.017,34

INSS
RT: 40.310,36
IRRF: R$ 1788,86

RRA INSS pago em 24/01/2017.:

12/07/16 a 30/11/2016
VLTrib: R$ 17.056,44
IR: R$ 426,66
Qt Meses 06

Estou fazendo pelo modo simplificado, pois o cliente não possui nenhuma dedução saldo o INSS do empregador.

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 12:40

Bom dia Danielle

Os valores recebidos, tando da empresa como do INSS, estão informados nos demonstrativos de rendimentos recebidos, nos quadros específicos como: rendimentos tributáveis, rendimentos isentos, rendimentos recebidos acumuladamente.
O valor do INSS se constar como rendimento tributável, provavelmente irá pagar, porque será somado com da empresa e o programa fará o calculo.
Quanto ao RRA será informado em outra ficha, que tem o mesmo nome.
Como você mencionou, a partir de 2017 irá receber a aposentadoria e será somado com da empresa, não podemos afirmar que realmente irá pagar, mas pelos informações acredito que bem provável que será pago o imposto sim.
Faça uma simulação pelo modelo simplificado e pelo modelo completo, e veja qual é mais vantajoso para a pessoa.
Você informou os valores acima, sendo que digitou no programa do IRPF, o mesmo fará os cálculos.
Só tome cuidado em informar na ficha RRA pela forma de tributação : ajuste anual ou exclusiva na fonte.









Cezar Silveira
Danielle de Azevedo Cunha

Danielle de Azevedo Cunha

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 12:52

Cezar eu fiz os lançamentos no programa de posse dos informes de rendimentos e está dando mais de R$ 6.000,00 a pagar, imaginei que por ser aposentado tivesse algum tipo de lançamento especial, mas vi que só se for maior de 65 anos que possui um valor teto de isenção.
Lancei o RRA na opção exclusiva na fonte pois os ganhos acumulados foram referente a 2016.
O cliente está achando que receberá restituição e terei q informar o imposto a pagar, por isso coloquei os valores pra saber se está certo mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.