x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 2.322

Declaração de IRPF de empresário de EIRELI

MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA AMANCIO

Maria Cristina de Oliveira Amancio

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 14:58

Boa Tarde! Tenho um empresa tipo EIRELI e estou com duvida na minha declaração de IR pessoal.
A empresa passou a ser EIRELI em agosto de 2016. Antes, tinha 500,00 de capital social e no dia da alteração, integralizei mais 87.500,00 ficando com capital de 88 mil. Por desconhecimento, não declarei esse capital social no meu IRPF de 2017.
Em outubro de 2017 comprei um aparelho para uso da empresa, e paguei com recurso da pessoa física. No mesmo dia, fiz um recibo vendendo este aparelho para a PJ, no mesmo valor da compra . Agora, para o IRPF 2018, preciso fazer o ajuste da declaração do ano passado colocando o capital social de 88 mil como bem , código 39, e na declaração de 2018, alterar o valor desse bem (código 39) somando o valor do aparelho?
Preciso lançar também a compra e a venda deste aparelho? Se sim, ele deve ser no código 29 (outros bens móveis) ou no 99 (outros bens e direitos)?
Desde já agradeço sua ajuda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.