x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 959

cooperativa de taxi. informe de rendimentos equivocado

RIVALDO

Rivaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Motorista
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 14:08

Prezados Amigos,
Sou motorista de taxi auxiliar, no qual faço parte de uma cooperativa de taxi onde somente eu trabalho com o taxi (o autorizatário/permissionário não trabalha).
Ocorre que este ano a cooperativa atribuiu rendimentos para o Permissionário, sem este ter auferido qual rendimento , lucro ou vantagem.
Solicitei a cooperativa para que fizesse uma retificadora junto à Receita Federal a fim de que evitasse qualquer transtorno, e a mesma recusou-se alegando que estava certa.
Acrescento ainda que em anos anteriores a cooperativa fez a retificadora.
Como devo proceder? Que caminho devo adotar?? Há algum amparo legal para a cooperativa repartir meus rendimentos com o permissionário??

Desde já agradeço.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 20:43

Rivaldo, boa noite.

Como a Cooperativa informou rendimentos via DIRF à Secretaria da Receita Federal em nome do permissionário, caso esta não retifique a DIRF, você não terá como lançar rendimentos em seu nome.

Terá que ver essa questão com o permissionário para que este interceda junto à fonte pagadora, se for do interesse dele.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
RIVALDO

Rivaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Motorista
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 21:11

Caro Hugo, Boa noite.
O Permissionário é o maior interessado, já que não recebeu qualquer rendimento da cooperativa e não vai declarar este valor pq não recebeu.
Eu estou com ele nessa, pois não vejo razão para a cooperativa fazer isso.
Mas ocorre que a cooperativa já firmou posição de que não há o que ser corrigido.
Por isso a minha indagação a este seleto fórum: Há base legal para cooperativa de taxi fazer isso (dividir rendimentos)?? E que medidas poderíamos adotar para forçar a cooperativa a corrigir o erro, a fim de evitar divergências na declaração?? Seria o caso de denunciar isso previamente à Receita Federal? Ou buscar uma medida judicial que obrigue a cooperativa a fazer a retificadora??

De qualquer forma Hugo, fica aqui a meu sincero agradecimento... Saudações

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 23:07

Rivaldo

Diante do seu relato, não há muito o que acrescentar ao meu relato acima, restando-lhe alternativa jurídica para lhe assessorar na defesa dos direitos que entende possuir.

Boa sorte!!!

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 07:41

Rivaldo, bom dia.

Acabei me esquecendo de mencionar ontem: um bom caminho seria você antes de qualquer coisa, recorrer ao Conselho Fiscal da Cooperativa para que se manifeste a respeito, já que esse colegiado possui autonomia para isso.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
RIVALDO

Rivaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Motorista
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 19:04

Oi Hugo...boa noite.
Obrigado...não tinha pensado no Conselho Fiscal....vou recorrer a ele amanhã mesmo.
Quero esgotar todas as possibilidades na Cooperativa para não ter que procurar outro meio que venha tbm prejudica-la.

Assim que eu tiver uma resposta, postarei aqui.

Mais uma vez, mto obrigado. Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.