x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 435

IR de aposentado que trabalha

Renan Franulovic

Renan Franulovic

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 21:00

Boa noite a todos.

Senhores estou com uma dúvida referente ao IR 2018 de minha mãe. (não posso errar rsrs)

Eu sempre fiz suas declarações desde 2014, porém em 2017 ela se aposentou e recebeu de FGTS em torno de R$60.000,00. Sua aposentadoria gira em torno de R$ 1.903,00 e somado ao salário, tem uma renda bruta de aproximadamente R$6.000,00.

Estou perdido em como devo proceder com sua declaração de IR.

Se puderem dar um caminho eu agradeço.

Atenciosamente,
Renan Franulovic.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 05:43

Colega, você citou o FGTS, porque ? Nao sabe onde colocar o valor, ele e isento tem um local próprio. Quanto a declaração em si, se sua mãe tem mais de 65 anos goza de uma redução no caso esse valor vem no extrato do INSS ou outro órgão pagador, discriminado, agora quanto ao restante, não tem chororó, se a fonte que paga a ela o tal salario lhe forneceu o Informe de rendimentos você terá que colocar o mesmo, conforme informado no mesmo, pois o sistema Harpia faz o cruzamento das declarações. Outro detalhe se por um acaso no informe colocaram parcela isenta, CUIDADO, essa parcela para maiores de 65 anos so pode ser usada uma unica vez, sejam quantas fontes pagadoras tenha. Qualquer duvida complementar pode nos retornar, e pode também consultar no Perguntão, pois la se tiram muitas duvidas, ele fica no site da SRF. Trate de fazer essa declaração correta se não vai ficar de castigo, pois mãe e mãe, educa sempre.
Boa sorte e saúde a você e sua mãe e aos seus em geral.
Sds. Ribeiro

O amor dos filhos pelos pais, nao se demonstra somente com bens materiais, mas com atenção, respeito e carinho.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.