x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 693

Imposto de Renda

DANIELA RITZEL MACHADO

Daniela Ritzel Machado

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 11:11

Bom dia, estou com uma dúvida quanto a declaração do imposto de renda de um sócio da empresa,
Ele faz retiradas mensais da empresa, mas não como pro labores - e a empresa não deu lucro em 2017.

Devo declarar estas retiradas como empréstimo, e colocar na ficha de dividas e ônus?
E se eu fizer isso e ele quiser usar para comprovante de renda, isso vai ajudar ou atrapalhar?

Obrigado!

Camila Balieiro Alves

Camila Balieiro Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 23:44

Boa noite!

Estou fazendo uma declaração de imposto de renda de um rapaz, o qual possui um imóvel que foi declarado no valor de R$ 22.000,00 em 2015 e 2016. Porém, quando solicitei a cópia do carnê de IPTU para a declaração deste ano, notei que o valor venal do terreno é de R$ 72.000,00 e o valor venal do imóvel é de R$ 439.000,00.

Não sei da onde a pessoa que fez a declaração tirou este valor de 22 mil, então a minha dúvida é a seguinte: qual o valor devo declarar, o valor de 72 mil ou o valor de 439 mil? E outra, se eu alterar agora, provavelmente poderá cair na malha fina, então eu devo retificar todas as declarações anteriores?

Por favor, me ajudem! Muito obrigada!

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Domingo | 1 abril 2018 | 20:10

Boa noite Camila.

Peça o documento de compra e venda (contrato, escritura ou outro documento onde conste valor da venda, etc...)

O IPTU é apenas para constar numero do imóvel na Prefeitura.

De repente os 22 mil vieram do documento original.

Quanto ao valor atualizado na prefeitura (valor venal) pode ser em função dos benefícios que o local recebe. Imagine que vizinho deste imóvel passou a ter uma estação do metro. Acredita que ainda vale os 22 mil ?

Todavia, o lançamento é sempre pelo valor de compra e não o que dizem valer.

Sds.
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.