x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 465

Dúvida pensão alimentícia Declaração IR

Iasmin

Iasmin

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 março 2018 | 10:59

Olá! É a primeira vez nesse ano que estou emitindo declarações (apenas para familiares que me solicitam). Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Essa parente só tem a renda do trabalho (R$21.774,83 no ano de 2017) e recebe a pensão alimentícia para o filho na conta bancária dela (ano passado a soma dos valores deu R$9.067,91). No termo de conciliação que entregaram para ela da pensão alimentícia, o reclamante é o filho e está escrito que ela é a representante legal. Além disso, o filho recebe em conta bancária própria 1 salário mínimo mensal referente a um auxílio financeiro que uma empresa paga para ele (ele faz um curso e a empresa que a mãe dele trabalha paga esse auxílio para ele).
Quem deve declarar a pensão alimentícia? O filho ou a mãe? Além disso, ela só me entregou o extrato bancário dela de 2017 para eu ver os valores que ela recebeu da pensão e também o informe de rendimentos do trabalho dela. O que eu devo fazer? Devo pedir na empresa do ex marido que repassa a pensão para ela um informe de rendimentos?
Se por acaso eu tiver que fazer a declaração no nome do filho, como devo declarar esse auxílio que a empresa que ela trabalha paga?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.