x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 10.431

CLT e autônomo ao mesmo tempo

JAIR ROBERTO RODRIGUES SANTOS

Jair Roberto Rodrigues Santos

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 00:55

Boa noite.

Eu trabalho como CLT em uma empresa e presto serviços como profissional autônomo a outras, gostaria de saber como devo proceder com o INSS e IRPF/IRRF.

Ao prestar o serviço para a PJ como autônomo, emito uma NFe da Prefeitura de São Paulo, nela devo destacar os valor retidos de INSS e IRRF?
Geralmente o valor do serviço está na faixa de isenção de IR, mas posso reter esse valor da mesma forma, para não ter problemas na hora da declaração de ajuste IRPF pagando um valor alto de imposto pelo acumulado do ano, ou devo optar pelo carne leão. Se optar pelo carne leão, devo lança os valores da minha função CLT junto?

Com relação ao IRPF, devo solicitar o informe de rendimentos para todas as empresas que prestei serviços?

Com relação ao INSS, a PJ deve sempre reter os 11% do valor da Prestação de Serviço.

Se eu emito NFe da Prefeitura de São Paulo, haverá a necessidade da PJ emitir também uma RPA?

Como calcular os valores de INSS e IRRF, que lançarei na NFe? Cálculo o INSS e depois subtraiu o valor do total do valor da prestação de serviço e cálculo o IRRF?

Desde já agradeço a atenção.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 10:27

Se esclareça melhor e nos retorne, pois aparentemente voce nao e autonomo e sim MEI, pois emite NFs, ou a legislaçao de Sao Paulo de essa opçao, por favor quanto mas informaçoes tivermos sua consulta sera mais bem interpretada, e consequente,mente a resposta sera mais bem orientada.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.