x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 10.431

CLT e autônomo ao mesmo tempo

JAIR ROBERTO RODRIGUES SANTOS

Jair Roberto Rodrigues Santos

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 00:55

Boa noite.

Eu trabalho como CLT em uma empresa e presto serviços como profissional autônomo a outras, gostaria de saber como devo proceder com o INSS e IRPF/IRRF.

Ao prestar o serviço para a PJ como autônomo, emito uma NFe da Prefeitura de São Paulo, nela devo destacar os valor retidos de INSS e IRRF?
Geralmente o valor do serviço está na faixa de isenção de IR, mas posso reter esse valor da mesma forma, para não ter problemas na hora da declaração de ajuste IRPF pagando um valor alto de imposto pelo acumulado do ano, ou devo optar pelo carne leão. Se optar pelo carne leão, devo lança os valores da minha função CLT junto?

Com relação ao IRPF, devo solicitar o informe de rendimentos para todas as empresas que prestei serviços?

Com relação ao INSS, a PJ deve sempre reter os 11% do valor da Prestação de Serviço.

Se eu emito NFe da Prefeitura de São Paulo, haverá a necessidade da PJ emitir também uma RPA?

Como calcular os valores de INSS e IRRF, que lançarei na NFe? Cálculo o INSS e depois subtraiu o valor do total do valor da prestação de serviço e cálculo o IRRF?

Desde já agradeço a atenção.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 10:27

Se esclareça melhor e nos retorne, pois aparentemente voce nao e autonomo e sim MEI, pois emite NFs, ou a legislaçao de Sao Paulo de essa opçao, por favor quanto mas informaçoes tivermos sua consulta sera mais bem interpretada, e consequente,mente a resposta sera mais bem orientada.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
JAIR ROBERTO RODRIGUES SANTOS

Jair Roberto Rodrigues Santos

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 31 março 2018 | 11:15

Boa tarde, Sr.Ribeiro.

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza a emissão de Notas Fiscais para profissionais com inscrição no município, não sou MEI.

Eu trabalho como CLT em uma empresa e para outras faço uma espécie de freelance, mas com contrato, tudo na legalidade, sendo que algumas empresas são ONG's e autarquias, por esse motivo faço a emissão das notas fiscais.

Desde já agradeço a atenção.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 1 abril 2018 | 15:41

Prezado Colega JAIR, realmente acontece esta situaçao em Sao Paulo e outros Municipios, logo sua pergunta esta clara agora, se voce emite as NFs. de Autonomo, sua receita esta sujeita a tributaçao normalmente em sua declaraçao d rendas, e tera que informar as fontes identificando-as como na NF, bem como os valores. Quanto ao IRRF, voce fara a apuraçao e a deduçao do mesmo apos a apuraçao, quanto ao RPA, entendo nao ser necessario a emissao do mesmo pelas empresas ja que existe a NFa, mas como nao conheço a legislaçao de Sau Paulo a respeito, escuso-me de opinar, sobre esse aspecto.Quanto ao calculo do TRRF , voce calcula e sobre o bruto da NF, mas a NF voce apresenta o liqido, que e o que voce vai receber. Qaunto aos informes de rendimento e bom ter os mesmos, pois prova que os impostos foram recolhidos, mas a copia de sau Nfa, tambem e documento habil, mantenhas em ordem e legiveis. Um conselho dependendo do seu movim,ento , aconselho-o a abrir uma empresa , mas do SIMPLES, pois tera uma reduçao da carga tributaria consideravel, desde que voce avalie o Custo/beneficio de se criar a mesma. Tera que consultar um contador, para fazer as simulaçoes e ve se compensa ou nao, nao faça MEI, mas sim SIMPLES. Espero ter ajudado em suas duvidas.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.