x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 373

Imposto de renda

FERNANDA R. S. SOARES

Fernanda R. S. Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 08:09

BOM DIA
Tenho que fazer um imposto de renda de uma pessoa que é a primeira vez que precisa declarar, porem esta pessoa tem uma casa financiada desde de 2009, sei que imóvel financiado eu coloco somente o valor pago no ano anterior acrescido dos valores já pagos.
Como é o primeiro ano que ele declara como devo proceder?
No ano de 2016 qual valor eu coloco? Eu devo pedir um extrato completo desde 2009 porque o extrato aparece apenas o que foi pago em 2017 então nao sei o valor que devo colocar? Por favor me ajudem.


Outra duvida que eu tenho é que essa mesma pessoa tem um financiamento pelo construcard da caixa econômica, feito em anos anteriores também, como devo lançar? O construcard é na ficha de bens e direitos ou Dividas e onus? E qual valor eu lanço em 2016 já que a divida também é de anos anteriores? E os extratos vem somente do que foi pago no ano de 2017.

Mayara Santos Vian

Mayara Santos Vian

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 14:30

Boa Tarde.

No ano de 2016 qual valor eu coloco? Eu devo pedir um extrato completo desde 2009 porque o extrato aparece apenas o que foi pago em 2017 então nao sei o valor que devo colocar?

No campo do ano de 2016, você deverá somar as parcelas pagas junto com os juros e acréscimos. Sim deverá pedir um extrato com todas as parcelas.

Esse da Construcard, a pessoa utilizou também na casa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.