x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 740

irpf 2018 falecimento

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 10:29

Uma família de agricultores, pai, mãe, e 6 filhos, que tocavam varias fazendas tudo em conjunto, sendo a receita e as despesas dividido entre os 08, em partes iguais. Porem o Pai faleceu em 2016, Restaram os 6 filhos e a mãe, porem os bens estão em nome dos pais ainda e não sera feito inventario a curto prazo.
A minha duvida e´: Creio que devo continuar fazendo declaração do Pai em virtude dos bens...... mas e quanto a receita e despesas ??? posso atribuir receita e despesas ao pai falecido la em 2016??? ou tenho que fazer o rateio apenas em 7 ??? alguém poderia me ajudar nisso????

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Domingo | 8 abril 2018 | 11:03

Rubens,
Você deve continuar entregando a declaração do seu pai até o encerramento do Inventário, ocupação principal 81 Espólio
Resposta da Receita Federal no Perguntas e Respostas 2018 RENDIMENTOS NO CURSO DO INVENTÁRIO 485 Como devem ser declarados os rendimentos decorrentes da exploração da atividade rural enquanto não encerrado o inventário? Os rendimentos próprios do espólio e 50% dos produzidos pelos bens comuns (sua mãe) no curso do inventário devem ser, obrigatoriamente, incluídos na declaração do espólio. Opcionalmente, os rendimentos produzidos pelos bens comuns podem ser tributados em sua totalidade na declaração do espólio.

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 18:19

Okk, entendi.... porem o rateio é feito em 8 partes, ou seja 12,5 para cada um....isso tanto nas receitas como ´nas despesas, mas o que é estranho é atribuir receitas para uma pessoa que já morreu a 3 anos... não é ????? mas conforme sua informação e resposta 485 , é isso mesmo....MUITO OBRIGADO....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.