x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.129

Declaração de IRPF - Como declarar os bens do atual dependente que fazia a declaração separada.

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 15:25


Boa tarde, alguém poderia ma ajudar ?

Tenho um cliente que sempre fez a declaração separado com a esposa, ambos trabalhavam e os bens eram divididos, mais no ano passado a esposa não teve mais renda e a mesma vendeu um carro que estava no IRPF dela.

Eu posso esse ano colocar ela como dependente do marido e mencionar os bens dela na declaração dele ? Os valores em 2016 que devo colocar deve ser aquele que era mencionado no dela ?

Pois como ela vendeu um carro, preciso dar a baixa e tenho que fazer tudo no dele.

Ou é melhor deixar separado mesmo e fazer a declaração dela sem renda e com a venda do automóvel ?

Fico grata quem puder ajudar.

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 21:51

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy
Pode declarar na do marido,o procedimento para transferir os bens de quem declarava em separado e passa a ser dependente, é o inverso da informação contida na Perguntas e Respostas 2018: 445 Como deve proceder o dependente que apresenta Declaração de Ajuste Anual pela primeira vez? Os bens e direitos de dependente que passa a apresentar declaração em separado não devem ser incluídos na Declaração de Bens e Direitos do responsável, que informará tal fato no campo Discriminação, não sendo informados nos campos Situação em 31/12/2016 (R$) e Situação em 31/12/2017 (R$).Na Declaração de Bens e Direitos do dependente, os bens e direitos devem ser informados, nos campos Situação em 31/12/2016 (R$) e Situação em 31/12/2017 (R$), com base nos valores constantes na última declaração de ajuste do responsável.
Declare assim na declaração do marido:
Coluna 31/12/2016 (transporte o valor que estava na declaração dela)
Coluna 31/12/2017 - zerada, pois vendeu o carro.
Na discriminação informe que o bem foi transferido da declaração da esposa e detalhe os dados da venda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.