Boa tarde
Estou fazendo a declaração de uma pessoa que possui diversos imóveis como : apartamento, casa, veículos e ,que anteriormente era um outro contador (a) quem fazia essa declaração.
E na ficha de bens e direitos a pessoa incluiu um item como disponibilidade (código 63 do programa do IR) e é um valor alto ( R$ 500.000,00 ). Esse valor já vem de anos anteriores e todo ano era acrescido de mais algum valor.
Falei com a pessoa que fazia a declaração e a resposta foi que : seria o valor que possivelmente sobraria (o que ganhou, menos despesas , compra de algum bem, e sobraria vamos dizer o valor que foi lançado em disponibilidade) e que caso quisesse comprar alguma coisa teria esse valor.
Questionei se a receita federal não acharia estranho esse valor em disponibilidade e fui informado que sempre faz assim.
Acho que, quem tem esse valor estaria aplicado e gerando juros.
Minha dúvida é :
- Posso deixar esse item como disponibilidade, como vocês visualizam isso ?
- Posso zerar o item disponibilidade e transferir esse valor como benfeitorias/reformas aplicada em alguns bens como : casa, apartamento ?
- A receita federal o que acharia disso ?-
- O posso fazer ?
A receita federal diz que não podemos aumentar os bens por variação, valor de mercado, etc, informamos o valor e não será mais corrigido, a menos que seja por financiamento que será acrescido do valor pago no ano.
Obrigado