x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 654

Venda por procuração pública - IRPF

Priscila R. S. Gomes

Priscila R. S. Gomes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 09:46

Bom dia Colegas,

Estou fazendo IRPF de um cliente que comprou uma casa dando como parte do pagamento um apartamento que esta em seu nome e que declarava no IR anteriores.
O vendedor da casa preferiu por enquanto não passar o apartamento para seu nome tendo como garantia uma procuração publica com plenos poderes para fazer o que achar necessário (alugar, vender...)
Como posso fazer a declaração da compra/venda no IRPF do meu cliente?


Desde já agradeço a atenção.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 05:18

Aparentemente, vai ter que repetir a anterior, pois pelo visto o negocio nao foi efetivado, ou existe a promessa de compra e venda, ou outro compromisso? Ja houve a posse do Bem?, Sugiro dar uma pesquisada no PERGUNTAO, colocando sua indagação adequadamente, para que as respostas apresentadas, sejam coerentes com a sua situação. Boa sorte
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 05:18

Aparentemente, vai ter que repetir a anterior, pois pelo visto o negocio nao foi efetivado, ou existe a promessa de compra e venda, ou outro compromisso? Ja houve a posse do Bem?, Sugiro dar uma pesquisada no PERGUNTAO, colocando sua indagação adequadamente, para que as respostas apresentadas, sejam coerentes com a sua situação. Boa sorte
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Priscila R. S. Gomes

Priscila R. S. Gomes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 14:15

Boa tarde Sr. Manoel Luiz Ribeiro Silva,

A compra da casa pelo meu cliente foi efetuada através de contrato de compra e venda como parte do pagamento. Os antigos donos da casa já estão com a posse do apartamento assegurados da procuração pública por opção deles, assim como meu cliente da casa.

A dúvida seria como fazer a declaração do apartamento que esta no nome do meu cliente, porém não mais dele. E quanto a casa, declaro normalmente?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 19:15

Colega, verifica as condiçoes da operaçao se a mesma esta isenta de IR, faça a simulaçao do ganho de Capital de for o caso, e estude as condiçoes de isençao, primeiro. Quanto a Casa voce declara normalmente, explicando que a popsse se deu com a promessa de compra e venda, posteriormente, quando for passada a escritura definitiva, voce altera o texto.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.