x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 632

Imposto de renda residente exterior mas com domicilio no Brasil

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 13:08

Bom dia,

Estou com dúvidas sobre tributação de imposto de renda e não consigo informações que se encaixem na minha situação.

Atualmente trabalho no exterior, desde 2016. O salário recebido no exterior tem obviamente tributação locar recolhido no exterior.
Não entreguei declaração de saída definitiva no Brasil, pois mantenho conta corrente ativa no Brasil e tenho domicílio registrado ainda existente no Brasil.

Antes de mudar para o exterior eu não declarava imposto de renda no Brasil pois o ganho estava dentro da alíquota de isenção. Nem tinha bens que justificassem uma declaração.

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Eu tendo conta corrente, investimentos e domicilio no Brasil posso continuar como residente no país, não entregar essa declaração de não residente que me impediria de ter a conta corrente ativa?
- Eu envio dinheiro regularmente para minha poupança no Brasil, como devo declarar esse recebimento vindo do exterior?
- Não há acordo de bitributação com a Suíça, isso significa que eu terei de pagar imposto de renda novamente no Brasil, sobre o valor que recebi na minha poupança?

Agradeceria se alguém me der uma luz nesses casos, pois a única coisa que encontro é que sou obrigado a declarar que sou não residente, porém ainda tenho domicilio fixo no Brasil e preciso de uma conta corrente normal ativa.

Obrigado,
D.



Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 15:44

Daniel
Quando você entrega a declaração de Imposto de Renda no Brasil você está informando para o governo brasileiro que você é residente, portanto, todos os rendimentos (inclusive do trabalho) e os bens do exterior tem que ser declarados e tributados aqui.
Você pode ter conta e outros bens e não ser residente, mas a tributação é exclusiva na fonte (consulte a legislação).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.