Mandy Ferreira
Iniciante DIVISÃO 2 Boa tarde,
Estou com dúvidas na elaboração da per/dcomp e, em que pese ter lido o manual e buscado informações, ainda não tenho certeza que o procedimento está correto.
Tenho crédito por Contribuição Previdenciária Indevida ou a Maior, e gostaria de fazer Declaração de Compensação com débito de CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, 2991-01 Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta. Foram feitas apurações mensais, com os valores de crédito e a mesma apuração em relação aos débitos, gerando, assim, valores de crédito e débito no mesmo mês.
Pensei, inicialmente, fazer a declaração de compensação utilizando o crédito de determinando mês e adicionando o valor do débito daquele mesmo mês (ex: R$ X de janeiro compensando com R$ Y de janeiro do mesmo ano). Os valores mensais de crédito são bem maiores que os valores dos débitos mensais, sobrando, dessa forma, muitas vezes até metade do valor do crédito depois de abatido o valor do débito.
Minha dúvida é se esse procedimento de compensar o valor do débito com o valor do crédito do mesmo mês é o correto, ou se seria necessário: utilizar o restante do valor do crédito que sobrou da per/dcomp anterior para compensar com o débito do mês seguinte (ex: R$ 100.000,00 de crédito em janeiro - R$ 50.000,00 de débito em janeiro = R$ 50.000,00 - R$ 50.000,00 de débito de fevereiro) ou juntar todo o crédito em uma única per/dcomp e compensar com todos os débitos. Se houver outra forma, agradeceria muito a informação de como proceder para fazer corretamente essa declaração de compensação.
Fico no aguardo de um esclarecimento, e desde já agradeço a atenção.