x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 418

Nota emitida com perfil normal, sendo simples nacional

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 1, Designer
há 6 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 14:37

Olá pessoal, tudo bem?

Primeiramente, peço desculpas se não me fizer clara em minha dúvida. Eu sempre fui CLT e trabalho em um ramo completamente distinto, mas devido a alguns problemas, tive que abrir empresa.

Conforme eu disse antes, eu trabalho em uma área diferente e tenho 0 conhecimento sobre tributações. Hoje, ao emitir uma NFS-e, um alerta foi exibido dizendo que eu me enquadrava no "Simples Nacional" e que meu perfil estava como "Normal". Eu pago a taxa DAS mensalmente e por falta de conhecimento, emiti 4 notas (de Janeiro a Abril) com o perfil "Normal" e foram geradas as guias de pagamentos, devido a % da alíquota. Agora que eu modifiquei meu perfil para "Simples Nacional", fiz o teste para emitir uma nova nota e vi que não mais preciso pagar a taxa, no entanto, todas as 4 notas emitidas anteriormente, geraram um valor. Minha pergunta é, eu sou obrigada a pagar as taxas das notas que já emiti? Ou é possível fazer um retroativo?

PS: Ao consultar no site da receita, vi que estou como "Simples Nacional" desde o dia de abertura da minha empresa, então não sei porque o meu perfil estava como "Normal" no site da nota do milhão. Não sei se é padrão começar como normal e eu fui desatenta e não vi o alerta antes ou se mudou automaticamente sem o meu consentimento.

Muito obrigada!
Carolina

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 28 abril 2018 | 11:53

Foi falta de atençao o Padrao vem normal, o contribuinte e que tem que alterar. Quanto a taxa que voce diz ter pago deve estar se referindo especificamente a que, seria o ICMS, pois na sua atividade seria sujeita ao mesmo, ou esta se referindo ao DAS do mes, precisamos de mais esclarecimentos para lhe orientar , adequadamente. Inclusive se for possivel informar numeros, pois dependendo dos mesmos, em vista da burrocaracia tem que se avaliar qual o melhor procedimento.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.