x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 383

IRPF Como declarar bens comuns em declaracao que era conjunta e passou a ser em separado...

Felipe RS

Felipe Rs

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sábado | 28 abril 2018 | 03:06

Bom dia a todos,

Eu e minha esposa (como dependente) fazíamos até 2016-2017 declaração conjunta. Ocorre que em 2017 começamos a receber aluguel de um imóvel comum. Optamos então por declarar em separado, para que a receita com aluguel não gere imposto a pagar.

Pesquisei e descobri que os bens comuns devem ser declarados pelo conjunge que declarar os rendimentos do bem (alugueis), no caso será a minha esposa.

A dúvida é como "transferir" os bens comuns da minha declaração que era conjunta para a declaração dela sem a Receita entender que houve ganho de patrimônio do casal.

Como preencher os campos situação em 31/12/2016 e em 31/12/2017 em cada declaração ?

Se deixo os dois em branco na minha e coloco só uma observação que o bem passou a ser declarado pelo cônjuge, preenchendo ambos os campos na da minha esposa...

Ou se mantenho a situação de 2016 e zero a situação em 2017 na minha e na dela zero 2016 e preencho 2017...

ou se apenas passado a declarar os bens comuns na dela e excluo na minha...

Desde já agradeço a ajuda...


Senhores,

Peço desculpa pois ao criar o tópico o computador travou e acabei o criando mais de uma vez.

Peço a gentileza de excluírem os dois que ficaram repetidos.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.