x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 575

Declaração de Espólio

Mauricio

Mauricio

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 6 anos Sábado | 28 abril 2018 | 14:32

Minha mãe faleceu em 2016. EM 2017 os 3 filhos fizeram inventário extra judicial deixando 50% dos bens (dois imóveis) para o nosso pai (meeiro) e os outros 50% para os três filhos. Na mesma data, meu pai fez doação da parte que lhe cabia para nós três, desta forma os dois imóveis passaram a pertencer a nós três em partes iguais. Os imóveis eram declarados no IRPF de meu pai (minha mãe tinha declaração em separado). O valor constante na declaração era de R$ 227.000,00 e R$ 95.000,00.
O ITD foi pago sobre os valores de R$ 1.700.000,00 e R$ 350.000,00, estabelecidos pela prefeitura. decidimos colocar o mesmo valor na partilha/doação e IR.

Meu pai comprou estes imóveis em 1969 e 1982. Tenho a certeza que, pelo menos para o imóvel mais antigo, existia uma regra que ia diminuindo o imposto sobre lucro - chegando a zerar após 20 anos.

Perguntas:

1 - Os bens eram declarados na declaração do meu pai. Minha mãe declarava em separado. como declarar agora no espólio dela?

2 - Meu pai veio a falecer no final do ano de 2017 mas ainda não acabamos a partilha dos bens dele (restam ações) portanto, entendo que tenho que fazer a declaração inicial de espólio dele.. está correto?

3 - No Caso Específico, Ainda Incidiria 15% De Ganhos De Capital?

Obrigado

MAURICIO

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Domingo | 29 abril 2018 | 14:34

Mauricio
Pergunta 1
Na declaração do seu pai, transfira os bens da seguinte forma:
Ficha Bens e Direitos
Coluna 31/12/2016 - Zerada
Coluna 31/12/2017 - Zerada
Discriminação: Bem transferido para a Declaração Final de Espólio......
Na Declaração Final de Espólio da sua mãe:
Situação da Data da Partilha , transportar o valor da coluna 31/12/2017 do seu pai.
*Base para está informação: Perguntas e Respostas pergunta 445
Pergunta 2
Sim
Pergunta 3
A melhor maneira de saber com certeza é fazendo a simulação no programa GCAP2017 da Receita Federal. (no nome de sua mãe)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.