x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 297

Dúvidas envolvendo herança sobre declaração do IR 2018

Roberta

Roberta

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Vendas
há 6 anos Domingo | 29 abril 2018 | 06:42

Bom dia


Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da declaração do IR 2018.

Eu sou inventariante e herdeira majoritária de um processo de inventário. Em dez/2017 eu recebi em uma conta bancária no meu nome a soma de R$ 170.000,00 referente a este processo. Essa é a soma total de dinheiro que meus pais tinham em um determinado banco e foi (ainda está sendo) destinada ao pagamento de dívidas geradas durante este processo (condomínios atrasados, advogado, etc). Além desse rendimento, eu tive a soma de R$ 8.000,00 referentes a um trabalho freelance totalmente informal (apenas fazia as coisas pra empresa e eles depositavam o dinheiro pra minha colega que trabalhava comigo; essa colega me transferia metade depois) e aproximadamente (preciso verificar) R$ 600,00 do começo de dezembro referente ao emprego (clt) que consegui em meados de novembro. Também recebi uma quantia referente ao 13 salário.

Creio que preciso declarar o IR este ano, certo? Minhas dúvidas são:

1. Eu declaro o que como minha "Ocupação Principal"? "Empregado do setor privado" ou "espólio"?
2. Preciso declarar os valores do freelance e o meu salário de dezembro + parcela do 13? Se sim, como declaro o freelance, já que a TED era feita por uma colega minha e eu não tenho os dados da empresa para a qual prestávamos serviço?
3. Preciso declarar os R$ 600,00 referentes ao meu salário de novembro + proporcional do 13?
4. Devo declarar o dinheiro recebido no processo de inventário? Como?

Nunca declarei IR antes, inclusive só lembrei agora que preciso fazer isso.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.