x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 417

IRPF CONJUGUE como depende-te na declaração.

Felipe Fonseca

Felipe Fonseca

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 6 anos Domingo | 29 abril 2018 | 18:27

Pessoal estou com a seguinte duvida meu irmão me pediu para fazer a declaração dele pois o mesmo caiu em malha fiscal no ano anterior.
Pelo que entendi ele lançou a sua esposa como dependente e não declarou os rendimentos tributáveis pois os mesmos não passariam do valor da obrigatoriedade de declaração, enviei o processo de correção com a declaração anterior e até então tudo ok.
Minha duvida é a seguinte ela não atinge 28.559,70 mas tem seus rendimentos em torno dos 20 mil não tenho necessidade de lançá-la como depende-te este ano?? lembrando que no ano anterior ela foi lançada como dependente e tinha uma renda anual menor do que 15 mil.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 29 abril 2018 | 19:17

Colega;
Toda vez que voce lançar um dependente, as receitas dele, deverão ser declaradas independente do valor das mesma. Isso voce ja entendeu, pelo relato. Esse ano sua duvida e sobre se declara ou nao pois em sua simulação nao precisara do abatimento do dependente. E esse raciocínio mesmo, porem veja as outras situações de obrigatoriedade, pois nao e so o rendimento, tem outras situações, caso ela nao esteja em nenhuma delas tudo bem declara se quiser, obrigado no exposto nao e.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.