Alessandro Morais de Amorim
Iniciante DIVISÃO 5, Sócio(a) Gerente Prezados, bom dia,
Estou com um dúvida crucial sobre como oferecer à tributação a receita de prestação de serviços de uma imobiliária que administra imóveis de terceiros.
O serviço prestado envolve o pagamento das despesas do imóvel, o faturamento e cobrança do aluguel e reembolso das verbas locatícias (condomínio, iptu e taxas), o recebimento e o repasse dos valores ao proprietário. Todo o serviço é prestado no escritório da imobiliária.
O código CNAE mais adequado é o 6821/802, que compreende a atividade de intermediação e cobrança de aluguel de imóveis de terceiros, e é tributado pelo Anexo III, ou mais adequado é o código 6822-600, que compreende a atividade combinada de natureza imobiliária e gerência operacional e administrativa, que é tributada pelo Anexo V (no caso do fatura R não ser superior a 28%)?
Minha dúvida sobre em qual CNAE enquadrar reside na abrangência, por parte da Receita Federal, do conceito de "gerência operacional e administrativa", enfim, se o fato da imobiliária receber e pagar as taxas e cobrar do locatário no boleto de aluguel configuraria essa gerência operacional e administrativa.
Agradeço antecipadamente pela disponibilidade em compartilharem o conhecimento e opiniões para me auxiliar nessa questão.