x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 910

Depósito em minha conta corrente para pagamento de títulos pessoais dele.

E.Andreoli

E.andreoli

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 12:14

Olá a todos.
Estou com um problema sério.
Trabalho em uma associação. O diretor de meu departamento começou a depositar em minha conta corrente valores pequenos para pagamento de contas pessoais dele (água, luz, telefone). Com o tempo esses valores começaram a crescer e agora acabo cuidando do iptu de seus imóveis, imóveis do filho, além de contas pessoais da família dele.
Atualmente ele se encontra fora do país, onde passará alguns meses, e ele quer depositar em minha conta corrente quase dez mil a cada mês (por três meses) para pagamento de todas suas contas, totalizando quase R$30 mil extras em minha conta corrente pessoal nesse período.
A associação é conivente com esse tipo de comportamento e também não posso abrir mão do trabalho nesse momento. Assim sendo, tirando as questões éticas, morais e trabalhistas envolvidas, concentrando-se apenas na questão fiscal, estou com receio do imposto de renda.
Pensei em abrir uma conta poupança unicamente para esses trâmites, mas não sei até que ponto isso resolveria meu problema no imposto de renda. Existe outra forma de atender esse diretor sem me prejudicar com o fisco?
Não quero com isso encontrar alternativas que justifiquem esse comportamento abusivo do diretor, mas realmente não posso abrir mão do trabalho nesse momento e preciso encontrar uma solução para não me prejudicar ainda mais.
Desde já agradeço imensamente qualquer ajuda.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 1 junho 2018 | 20:08

Colega realmente sua situação nao e nada agradável, dependendo de sua declaração esses valores poderão lhe prejudicar no futuro, mesmo porque a origem dos mesmos nao e sua conhecida, mas sim dele. Por outro lado entendo a situação dele, voce e pessoa de confiança, por isso ele lhe usa tranquilamente, entretanto sugira a ele numa conversa amigável sua preucupaçao e faça a sugestão de que esses pagamentos sejam feitos por debito em conta dele, e nao na sua., pois voce teme no futuro lhe causar problemas. E se a origem desses valores nao forem legais, que vai ficar na bova do leao e voce, lógico que voce vai levar ele também, mas tente explicar isso a ele de forma suave. Minha maior preucupaçao e que se esse dinheiro tiver uma origem inadequada, va sobrar para voce, porque e estranho , seria mais lógico ele fazer os débitos em sua própria conta bancaria.
Sds. Ribeiro.( Outra cautela que deve ter, guarde copia dos recibos e de seus extratos em anexo, se o leao te chamar voce so tem uma saida DELATAR, e ai o emprego ja era, converse antes de chegar a esse ponto , e o mais sensato a fazer)

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.