x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 418

Enquadra atividade no MEI

Joao

Joao

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 16:49

Olá,

presto consultorias grátis para microempresas que estão em seus primeiros passos.

Em uma dessas consultorias estou encontrando algumas dificuldades, pois, tratam-se de assuntos com poucas regulamentações.

Meu auxiliado está desenvolvendo uma aplicação virtual que funciona de maneira semelhante a um marketplace. Na sua plataforma, um nicho de vendedores vendem seus produtos e a cada venda realizada ele recebe uma comissão.

Algumas observações importantes:
1- Em nenhum momento ele recebe o valor total da operação, recebe somente sua comissão;
2- Os parceiros são os responsáveis por emitir as notas fiscais das compras realizadas.

Meu auxiliado tem interesse em iniciar como MEI, porém, não sei ao certo em que tipo de serviço ele pode se encaixar.
Posso indicá-lo a se inscrever como OPERADOR(A) DE MARKETING DIRETO INDEPENDENTE ?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 17:19

Joao, boa tarde.

Eu entendo que não, pois na atividade o qual você descreveu que ele exerce, recebendo comissões, está mais ligado a representação comercial do que ao marketing.

A representação comercial visa apresentar um produto a fim de vende-lo indiretamente.

O marketing direto está mais ligado as questões de publicidade e divulgação.

Porém, a representação comercial não é uma atividade que pode ser inciada como MEI.

Desta maneira, se você quiser 'mascarar' um pouco a atividade desenvolvida e ganhar um pouco de tempo, essa atividade mencionada seria a melhor opção.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.