x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.761

Emissão de notas fiscais no CPF possuindo MEI

Gabriel Santos

Gabriel Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 20:14

Boa noite amigos do Contábeis, mais um fórum de qualidade para eu frequentar, a internet é fenomenal!

Bom, meu problema é o seguinte, sou MEI e estou emitindo notas fiscais algumas vezes no meu CPF e outras no CNPJ, compro alguns produtos online em lojas de varejo e revendo. Estou próximo de alcançar uma emissão de aproximadamente 28k em meu CPF, sou estudante e não tenho como comprovar renda e nunca declarei IRPF ou IRPJ.

Estou próximo da receita vir atrás de mim? Quais são as consequências? Devo declarar IRPF?

Outra pergunta: realizar o serviço de comprar para outra pessoa é crime? Por exemplo: se vc achar tal produto compra pra mim, tendo todos os dados da pessoa, inclusive CC é crime?

Abraços!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 05:50

Colega todo cuidado e pouco, voce nao se explicou o suficiente, para lhe darmos uma orientaçao perfeita, se pudessese retornar com mais dados seria mais facil para nos e para voce tambem entender. Vou sintetizar algumas coisas Basicas, MEI tem CNPJ e pessoa fisica tem CPF, portanto sao personalidades tributarias diferentes, e as leis que regem um nao regem o outro, logo voce tem que ter cuidado com as duas situaçoes, voce nao disse sua idade nem qual a origem dos produtos que revende, tampouco porque vende dando nota de pessoa fisica( se sua prefeitura permite) e tambem da NF, do CNPJ, compra de varias fontes, lhe dao NOTA ou nao. Voce tem que ter cuidado e com os limites. das duas situaçoes. Outro detalhe, quem abriu o MEI, entendia do assunto, lhe deu as explicaçoes complementares do que e ser um MEI, as obrigaçoes compromissos etc. Ou simplesmente foi no portal abriu e lhe deu na hora o Registro e o CNPJ, e voce saiu feliz achando que estava tudo nos trinques, nao e isso tem muita coisa converse com um contador, para nao se enrolar e acabar num mar de multas. Com mais duvidas nos retorne com as mesmas, temos atendido aqui um numero imenso de MEIS todos enrolados, por falta de entenderem a legislaçao, e se basearem na propaganda enganosa do governo e de pessoas inescrupulosas.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Gabriel Santos

Gabriel Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 17:25

Olá Manoel, obrigado pela resposta e atenção.

Sei que todo cuidado é pouco, tenho 22 anos, sou estudante de engenharia e trabalho por conta própria desde que tinha 16 anos, estou sempre movimentando dinheiro e o o máximo que cheguei de conhecimento foi o mínimo ainda sobre o MEI.

Quais explicações você deseja para verificar o caso?

A origem dos produtos são as grandes varejistas, Cnova.com, B2W... Criei um sistema que busca preços bons/ótimos, até mais baratos que de distribuidores, ou seja, um ótimo negócio! Então compro e trabalho via Olx e Mercado Livre, as notas que entrego são as notas que vem juntamente com o produto, para fins de garantia da fabricante. Todas as minhas compras geram nota fiscal de COMPRA. Consigo realizar compras com meu CNPJ também, porém algumas lojas e promoções só aceitam vender para pessoa física, assim não posso incluir no meu CNPJ. Eu que abri um MEI mesmo, para cadastro em algumas lojas de varejo para aliviar o peso das notas fiscais no meu nome, porém estou aproximadamente com R$15k de notas fiscais no CNPJ no prazo de 3 meses e R$28k no meu CPF, em um prazo de aproximadamente 7 meses, e pelo andar da carruagem gostaria de continuar esse trabalho e consequentemente num prazo de 1 ano penso que terei aproximadamente 60-90k somente no meu CPF.

Como algumas compras só posso fazer pelo CPF, há alguma maneira de continuar trabalhando, pagando imposto sobre as vendas somente com CPF? Posso comprar e revender como pessoa física? Pois essa seria uma opção ideal.

Estou aqui para obter esse conhecimento e orientação, já procurei um contador mas infelizmente não era um bom contador, a comunicação foi difícil e a resposta tão vaga que fiquei com mais dúvidas ainda.

Estou aberto para discussão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.