x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 432

Retenção de ISS

Evandro Dionizio

Evandro Dionizio

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 01:12

Boa noite Caros colegas,

Estou com um problema entre o valor do iss da nota fiscal e o valor que o DAS esta retendo.

Algum de vcs ja viram isto o valor do DAS ser maior do que o calculo da NF?

Exemlo: valor da NFS 2.050,00 - ISS 2% = 41,00

Receita para DAS 2.050,00 = 41,21

Porque isto aconteceu?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 09:23

Evandro Dionizio, boa tarde.

Isso acontece porque na forma de apuração da alíquota do SN que temos hoje, é quase improvável que você tenha uma apuração cravada em duas casas depois da virgula.

Portanto, na hora de calcular a alíquota do ISS, considere, pelo menos 4 ou 5 casas depois da virgula e terá uma apuração bem mais precisa.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 08:28

Evandro Dionizio, bom dia.

Assim colega, infelizmente, essa fórmula de cálculo da alíquota hoje foge muito do que se existia antes. A maioria dos sites das prefeituras, na hora de informar o % de ISS, só aceitam colocar duas casas depois da virgula. Dai o que você faz? Arredonda. E como te falei, já o PGDAS não arredonda, ele calcula N casas depois da virgula e faz a apuração precisa. Então não tem muito o que você fazer.

Eu tenho essa situação sempre, de centavos a menos, a mais. Mas como é algo que o próprio sistema causa, eu não me preocupo não.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.