x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 470

IRRF - devo somar NFS para reter IR?

Lucas Vieira Lima

Lucas Vieira Lima

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2018 | 09:47

Bom dia,

Devo somar NFS de um mesmo prestador para o mesmo tomador emitidas dentro do mesmo mês?
EX: um representante comercial emite 2 NF para o mesmo cliente no valor de R$500,00 uma dia 10/10/2018 e outra dia 16/10/2018
devo reter pois o valor da soma é R$1000,00 *1,5%= R$15,00
ou não devo reter pois R$500,00 * 1,5%= R$7,50(não irei pagar pois não deu R$10,00)

desde já eu agradeço

Bruno de Aquino Santana

Bruno de Aquino Santana

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2018 | 18:52

Lucas Vieira Lima Boa tarde!

Na minha equipe Fiscal utilizo o conceito Pró-fisco, sempre somando quando a NF é emitida pelo mesmo prestador dentro do mesmo mês. O prestador pode se valer de tais praticas para evitar a retenção. Utilizando essa sistemática o imposto é recolhido para o cofre publico, você fica resguardado de sua responsabilidade e o prestador não será lesado pois irá abater de sua apuração.

Entendo que existam empresas que não utilizam esse critério, utilizando como base cada NF, eu prefiro pecar pelo zelo.

Espero ter ajudado!

Att.

"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.