x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 16.952

TRIBUTAÇÃO - Posto de Gasolina

Laura

Laura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 11:33

Bom dia,

Estou com um novo cliente e a empresa é um Posto de Combustível que é Lucro Presumido. Sou completamente nova no assunto e se pudessem me ajudar com algumas dúvidas, ficaria muito grata.

Li algumas pesquisas e vi sobre alíquotas zero pra Gasolina, isso ainda procede? Mesmo com as mudanças atuais? Ou seja, PIS e COFINS referente a Gasolina seriam zerados? E quanto ao Etanol e Diesel? Se não são zerados, quais são as alíquotas e a forma do cálculo corretas? Não consegui encontrar isso de forma clara em nenhuma pesquisa. Espero muito que me ajudem.

No caso da loja de conveniência do posto, eu aplico as alíquotas de 0,65% PIS e 3% COFINS normalmente?

E IRPJ e CSLL é trimestral?

Agradeço desde já!


Lana

Lana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 15:13

Oi Laura, o posto de gasolina funciona da seguinte forma:

PIS e COFINS- calculado somente sobre a venda de FILTROS E LUBRIFICANTES, sendo a alíquota mensal do PIS de 0,65% e da COFINS de 3 %, os combustíveis são monofásicos pra PIS e pra COFINS.
Então pra CST de pis e cofins de filtros e lubrificantes vc vai usar a 01, com as alíquotas acima, e a CST de IRPJ e CSLL você vai usar a CST 04, que é para produtos monofásicos.

O IRPJ:
IRPJ (IMPOSTO DE RENDA) :
1,20% Calculado sobre a venda de Filtro e Lubrificantes
0,24 % Calculado sobre a venda de COMBUSTÍVEIS
TOTAL: 1,44 % de IRPJ


CSLL (CONTRIBUIÇÃO SOCIAL):
1,08 % calculado sobre a venda total mensal, tanto de filtros e lubrificantes quanto de combustíveis.


Não sei de qual estado você fala, mas aqui em Goiás, os filtros foram excluidos da ST, então meus clientes que comercializam filtros tem que pagar 17% de ICMS na venda.

Se esse não for o seu caso, você vai usar a CST 060 de ICMS para todos os seus produtos, que é ST.