x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 817

Certificado de mei baixado

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 15:04

Paula Peres, boa tarde.

para reativar é só quitar os débitos? Se eu fizer um parcelamento, ao pagar a primeira parcela ele já é reativado?

Não, isso não reativará a inscrição. Depende de processo específico, que é trabalhoso e burocrático.

Se o CNPJ foi baixado, compensa mais você fazer nova inscrição.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Paula Peres

Paula Peres

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 15:30

Sim consultei o certificado de mei e está Situação Cadastral Vigente baixada, acho que por falta de pagamento e do não envio das declarações DAS-SIMEI desde 2014.
Mas eu posso abrir um novo mei com o mesmo cpf?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 15:43

Paula Peres,

Entendo. A Receita Federal realmente fez esse pente fino.

Mas eu posso abrir um novo mei com o mesmo cpf?

Olha, eu não tenho nenhuma situação de baixa de MEI por ofício. Somente tive uma situação de encerramento voluntário.

Caso a Receita Federal não tenha feito nenhum "bloqueio" devido a baixa ter sido de ofício, creio que sim, você poderá realizar nova inscrição de MEI no mesmo CPF, uma vez que você não está mais sendo responsável por nenhuma outra empresa novamente.

Tenta fazer a inscrição, se você realmente puder, o cadastro vai prosseguir, se você não puder, vai acusar algum impedimento e ai você saberá.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.