x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 355

IRPF 2019 - Declaração de Bens Herdados

Nilson

Nilson

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 20:07

Boa Noite

Pessoal, sou inventariante do espólio do meu pai e neste ano irei transmitir a declaração de espólio final e ao mesmo tempo fazer a declaração de ajuste informando os bens herdados. O espólio consta de um carro, um imóvel e saldo em conta poupança. São três herdeiros e minha mãe, meeira. Logo, o percentual é de 16,6 % para os herdeiros e 50 % para a meeira.
Tenho duas dúvidas com relação a minha declaração de ajuste:

1) Sei que tenho que lançar na aba 'BENS E DIREITOS' os bens herdados, mas quais valores eu coloco em cada bem? Nesta aba não há como colocar percentual, apenas o valor em 31/12/2018. Devo inserir o valor do percentual ou o valor total do bem transferido?
Exemplo: O imóvel sera transferido no valor de R$ 230.000,00. Devo colocar que estou recebendo nesse valor total e discrimino que possuo 1/3 da casa ou lanço R$ 38.000 (16,6%)?

E na ficha de 'RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS', devo preencher o item transferências patrimoniais. Nesse item eu coloco a soma total dos bens considerando o percentual ou considerando o total?

2) O carro herdado estava em nome de meu pai, mas a proprietária era minha irmã. Após o inventário ela efetuou a venda, sendo que fui eu, inventariante, que assinei a venda e a transferência do carro para agilizar o processo. Pergunto: Como os outros herdeiros e a meeira devem declarar a parte que lhe cabem do carro? Eu imagino que eles devam declarar o recebimento do bem herdado e ao mesmo tempo doar a parte que cabe a cada um para o meu CPF para que eu lance em minha declaração a venda do carro. Está correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.