x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 258

DIRF 2019 - Despesas com não dependentes

mariane sales paz porto

Mariane Sales Paz Porto

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2019 | 10:07

Prezados, bom dia!

Estou com um problema em relação a minha declaração de IR e a do meu esposo. Se alguém puder me dar uma direção ficarei muito grata.
Ocorreu o seguinte: meu filho de 4 anos é dependente do meu esposo. Em janeiro de 2018 eu comecei a trabalhar na mesma empresa que o meu esposo trabalha, meu filho continuou seu dependente, entretanto sou eu quem paga despesas com escola e hospitalares, meu esposo paga apenas o plano de saúde que é deduzido do seu pagamento.
Existe alguma possibilidade de eu declarar as despesas com escola e hospitalares desta criança, mesmo não sendo meu dependente?
Pensei em duas possibilidades:
1- Pedir o RH para colocar ele como meu dependente (não sei se é possível)
2- Fazer declaração conjunta com o meu esposo.

Alguém pode me ajudar por favor?

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2019 | 11:51

Bom dia Mariane Sales,

Você certamente está se referindo à DIRPF (ou DDA como é chamada pela receita federal), e não à DIRF que é informada pelas empresas.
No caso em questão, você pode verificar em qual declaração é mais vantajoso para o casal incluir o filho como dependente, e lançar todas as despesas dedutíveis na referida declaração.

Consta no próprio ajuda do programa IRPF/2019 página 127:

O cônjuge que incluir o filho como dependente na declaração pode deduzir as despesas com instrução, ainda que o recibo esteja em nome do outro cônjuge.


O mesmo ocorre com despesas com plano de saúde ou hospitalares.

Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
mariane sales paz porto

Mariane Sales Paz Porto

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2019 | 22:13

Boa noite Elisabete Vitoriano, é a DIRPF mesmo, desculpa pela falta de atenção.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Será que é possível nesse ano de 2019 eu pedir ao DP colocar a criança como meu dependente?
meu esposo reduziu a carga horária para 20 horas, com isso não terá mais recolhimento de IR, nem irá precisar declarar renda ref. a 2019.

Grata,

Mariane Sales

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.