Boa tarde,
Só não estou entendo como um ativo imobilizado pode não ser usado, já que o mesmo sempre é comprado para uso da empresa.
Ai me surgiu a seguinte duvida: Já depreciação é sobre o uso do ativo, mas esse ativo não foi usado (a escavadeira é nova), será que ainda é devido a depreciação nesse caso?
ENCARGOS DE DEPRECIAÇÃO
Depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural.
A taxa anual de depreciação de um bem, será fixada em função do prazo, durante o qual se possa esperar utilização econômica.
A quota de depreciação a ser registrada na escrituração contábil da pessoa jurídica, como custo ou despesa operacional, será determinada mediante aplicação da taxa de depreciação sobre o valor do bem em reais.
Observe-se que o limite de depreciação é o valor do próprio bem. Desta forma, deve-se manter um controle individualizado, por bem, do tipo “ficha do imobilizado” ou “planilha de item do imobilizado” para que o valor contabilizado da depreciação, somado ás quotas já registradas anteriormente, não ultrapasse o valor contábil do respectivo bem.
INÍCIO E TÉRMINO DA DEPRECIAÇÃO
A depreciação de um ativo começa quando o item está em condições de operar na forma pretendida pela administração, e cessa quando o ativo é baixado ou transferido do imobilizado.
A depreciação não cessa quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.
Tsbaum, tem certeza que classificou o produto de forma correta na entrada?
Complementado o Yuri, não esquecer o imposto de renda sobre o ganho de capital, caso o valor de venda seja maior que o valor atual na depreciação.
O ganho de capital apurado na venda de bens do imobilizado deverá ser apurado por qualquer empresa, independentemente de ser optante pelo SIMPLES, Lucro Presumido ou Real, para fins de tributação do Imposto de Renda. O ganho de capital é a diferença positiva entre o valor de venda e o custo contábil.
Fontes: http://www.portaltributario.com.br/guia/depreciacao.html
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/depreciacao.htm