x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 244

Emissão de DACTE com destino diferente do que consta na NF

Matheus Leite

Matheus Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 13:56

Boa tarde senhores, estou com uma dúvida.

Estamos com uma NF para transportar para o Rio de Janeiro, porém a mesma consta remetente e destinatário como CNPJs de SP.
É correto emitir um DACTE com o destinatário diferente do que consta no da NF? Digo, cadastrar o cliente e o CNPJ como RJ e inclui-lo na DACTE dessa forma, não ne?
Sendo assim, quais são as nossas opções?
Emitir um conhecimento com os dados SP/SP não seria uma delas pois assim não consigo emitir um MDFe para o RJ.
Poderiam nos ajudar?

Flávia Luiza

Flávia Luiza

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 14:28

Boa tarde Matheus,

O correto é emitir um DACTE com o mesmos dados da nota fiscal , ou seja, remetente e destinatário.

No campo de ''recebedor ''você pode informar onde vai entregar a mercadoria, ou seja, quem vai receber. Assim você poderá fazer o MDFe corretamente.

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Informática
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 14:58

Caro,

É possível emitir um DACTE com o Destinatário a empresa situada no Rio de Janeiro, e como Tomadora do Serviço (ou seja, quem vai pagar o serviço de transporte), a empresa de São Paulo.

Emitir endereço diferente da NFe, não é possível (ter como tem, mas estará errado).

Se for outra dúvida, favor detalhar.

Att.

Matheus Leite

Matheus Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 15:11

Boa tarde Caio.

Vamos supor, a NF está desta forma.

REMETENTE - Contabeis
CNPJ: AAA.BBB
UF: SP

DESTINATARIO - Contabeis
CNPJ: AAA.BBB
UF: SP

Exatamente iguais.

Eu no caso emitirei o DACTE com

REMETENTE - Contabeis
CNPJ: AAA.BBB
UF: SP

DESTINATARIO - RECEBEDOR CARIOCA
CNPJ: XXX.XXX
UF: RJ

TOMADOR - Contabeis
CNPJ: AAA.BBB
UF: SP

Desta maneira?

O meu conhecimento de transporte não precisa estar exatamente como na NF? Digo, o destinatario dessa maneira que você me instruiu será diferente do da NF e não espelhado.

Peço desculpas pela dúvida que parece ser básica, é que trocamos de funcionario e nesse caso estamos sem saber como proceder, sendo que a mercadoria logo deverá sair.

Muito obrigado também pela resposta Flávia. Creio que dessa forma que você me instruiu realmente seja o mais viável.

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Informática
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 15:14

Caro, acho que me expressei mal.

O Destinatário do DACTE deve ser o mesmo da NFe, até porque esta nota estará referenciada em seu DACTE.

O que pode ser diferente é o Tomador do Serviço (ou seja, quem vai pagar).

Uma dúvida: que tipo de nota é esta que está emitindo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.